sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Zona Morta




Continuando as análises de ontem, vamos aos times que ocupam o meio da tabela:




. Coritiba: Nas primeiras rodadas deu a impressão que poderia lutar pelo título, ou que se classificaria facilmente a Libertadores; Foi perdendo e vem sendo muito irregular, dando bastante trabalho na hora de preencher o bolão; De positivo, as revelações de Marlos, Carlinhos Paraíba e principalmente Keirrison; Pedro Ken deixou a desejar; Ano que vem comemora o centenário, e sonha com Alex (da Turquia), um novo projeto de Estádio, a manutenção de Keirrison (impossível, inclusive a Traffic já comprou seus direitos), e um amistoso internacional.




Goiás: Apostou em uma "garotada" promissora como Harlei, Paulo Baier, Romerito e Iarley. Começou muito mal e está jogando muito nesse segundo turno. Paulo Baier se tornou maior artilheiro da era dos pontos corridos.




Internacional: Uma das apostas deste blogger, foi mais um que acordou tarde para esse campeonato, mas conta com talentos como Alex, Nilmar e D'Alessandro. Tem ainda Daniel Carvalho que já falou que não fica para 2009, ano do centenário do clube. Especula-se que Cicinho e Tinga estejam na mira do Colorado.




Botafogo: Desmontou o time operário de 2007 e construiu novamente um bom time com peças quase desconhecidas; Fez um bom estadual e um ótimo primeiro turno mas desandou entre mal futebol, declarações de dirigentes, síndromes de perseguição e salários atrasados. Embora não corra risco de rebaixamento está terminando o campeonato de forma vergonhosa.




Viria: Também começou o campeonato disputando vaga na Libertadores e perdeu fôlego, principalmente por falta de elenco. Mas saldo é positivo com a revelação de Marquinhos e as boas atuações de Marcelo Cordeiro e o "novato" Ramón.




Sport: Passeou pela série A em 2008, após o título da Copa do Brasil. Ainda assim tirou pontos importantes de outras equipes, principalmente na Ilha do Retiro, onde é muito dificil de ser batido. Para a Libertadores está de olho no atualmente Vascaíno Leandro Amaral.




Atlético Mineiro: Mais um ano fraco do Galo, que completou 100 anos de mãos vazias. Com os cofres vazios, investiu em veteranos como Marques e Petkovic, que já não são mais garotos para caregar o time nas costas. Foi humilhado pelo Cruzeiro no Estadual e correu risco de rebaixamento até metade do campeonato, quando reagiu principalmente graças a revelação Renan Oliveira. Destaque ainda para o zagueiro Luciano Almeida.






Amanhã, os times que ainda correm risco matemático de rebaixamento...














quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Tri do tri???




Já a algumas rodadas comentei com amigos que se o São Paulo alcançasse a liderança provavelmente não a deixaria mais, e agora após 36 rodadas, mais do que nunca o São Paulo chega na reta final do Brasileirão com as duas mãos na taça (só falta erguer)...
O time do Morumbi, que começou este campeonato sobre ares de desconfiança, após a as eliminações no Paulistão e na Libertadores, foi comendo pelas beiradas, ganhando dos adversários diretos aqui, conquistando uns pontinhos fora lá... e quando o Grêmio abandonou o campeonato, assumiu a ponta.
Entre os maiores méritos do tricolor Paulista, podemos citar novamente a estrutura, a permanência de Muricy, a tranquilidade que aparenta reinar no dia-a-dia e a mescla de jovens promissores como Jean e Hernanes, com jogadores mais experientes como Rogério e Jorge Wagner. Vale lembrar que o São Paulo perdeu jogadores como Alex Silva e Adriano

Muito se falou no Palmeiras de Luxemburgo, com seu estilo centralizador e o dinheiro da Traffic, porém o Verdão terá que jogar muita bola para ir a próxima Libertadores...

Quando a bola enfim rolou, o Flamengo deu a sensação de que finalmente sairia da longa fila de espera, graças ao bom futebol de Juan, Léo Moura e Marcinho. Porém o time sentiu as saídas de Marcinho, Renato Augusto e Souza (quem diria?), e demorou a reagir no campeonato.

O Cruzeiro, time no qual apostei algumas fichas, embora se manteve na zona da Libertadores praticamente todo o campeonato, teve um fraco desempenho como visitante, e assim como o Flamengo se ressente de um centroavante que faça compania ao bom e jovem Guilherme.

O Grêmio... esse é um caso a parte! O time fez um gauchão péssimo não chegando a final de um campeonato que só tem dois times, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Goianiense (!), e começou o Brasileirão com um time que tinha Marcel, Perea, William Magrão, Rafael Carioca, Pereira e Victor (todos titulares!!). Mas o campeonato foi passando, William Magrão e Rafael Carioca se revelaram bons jogadores, Pereira estava jogando firme, Marcel e Perea iam cumprindo bem seus papéis. E claro, ainda havia Tcheco que fazia seu melhor brasileirão, e substituia bem o chinelinho Roger que saira atrás dos petro-dólares.
Com a chegada de Souza, parecia que o Grêmio adicionaria um pouco de brilho a eficiência, marca registrada do time.
Porém, o tricolor gaúcho foi perdendo terreno, ao mesmo tempo que foi perdendo seu bom futebol e sua eficiência, e tudo se tornou mais notório após a desclassificação na Sul-Americana para o Inter.
Embora matematicamente ainda esteja na disputa pelo título, o time dos pampas deve se preocupar mais com a vaga na Libertadores do que com o título que deixou escapar por entre os dedos...

Amanhã falarei dos demais times e da disputa pela permanência na Série A




quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Retrospectiva Brasileirão 2008


Muito tenho lido e ouvido em diversos meios de comunicação que esse campeonato está sendo um dos mais fracos disputados até hoje, porém discordo plenamente:


. Alguns jogadores mostraram um excelente futebol, e talvez merecam uma atenção especial do nosso querido Dunga: Kléber Pereira, Ibson, Alex, Thiago Neves, Ramires, Hernanes e Nilmar;


. Até a penúltima rodada nenhum time está matematicamente rebaixado;


. As equipes do topo da tabela estão no mesmo patamar, e as colocações finais serão decidas nos detalhes;


. A briga pela artilharia está acirrada e envolvendo jogadores dos três níveis da tabela (Alex Mineiro, Keirrison e Washington);


. Um garoto de muito talento, velocidade e faro de gols estreou na série A demonstrando muita personalidade e futebol; Para este blogger, Keirrison é um jogador com um futuro muito brilhante, talvez até mais que Alexandre Pato;


E você, concorda com a opinião deste blogger?

Oque você achou do nível técnico do campeonato?


terça-feira, 25 de novembro de 2008


Infância interrompida?


Aaron Ramsey é umas das muitas jovens promessas do Arsenal de Aresenè Wenger, notadamente conhecido por apostar em jovens valores. O jovem galês, embora considerado a maior revelação britânica desde Michael Owen tem apenas 16 anos.

Num elenco já recheado de jogadores novos como Vela, Bendtner, Walcott e Denilson, conseguirá ele superar a distância da família e a pressão de um grande clube, ou sucumbirá juntamente com os demais promissores, porém jovens talentos dos Gunners?