quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sport de alto nível


Tou impressionado com o desempenho do Sport nos últimos dois anos... deve fazer os torcedores do Santa Cruz (na terceirona) se roerem de inveja.


Pra ser bem sincero não sei como é a estrutura lá, mas já paseio a acreditar no trabalho da diretoria.

Conseguem extrair muita bola de jogadores apenas medianos, como Durval (um monstro na bola área), Magrão (goleiro), Sidny, Sandro Goiano, Daniel Paulista, Fumagalli, Weldon e Luciano Henrique, a maioria com passagens medíocres por grandes equipes. Carlinhos Bala no ano passado e Paulo Baier (o eterno) neste ano são as exceções.


O Leão da Ilha do Retiro já está dominando o estadual a 3 anos, ano passado conquistou a Copa do Brasil em cima do Corinthians de forma memorável após estar perdendo por 3x0 até 45min do segundo tempo no primeiro jogo.


Acho dificil, mas não impossivel o Sport se classificar para as oitavas na Libertadores, mesmo estando no grupo mais complicado e com adversários tradicionais (LDU, Palmeiras e Colo-Colo).

A primeira tarefa o time já cumpriu...


É esperar pra ver...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem não paga, não leva (títulos)


O Corinthians ainda deve dinheiro para o Leão, o Passarela, o Lyon (pelo Nilmar) e até pro Batata...


E assim como o Timão, há muitos outros times com negócios no mínimo obscuros na conta. O famoso CT Rei Pelé está arrendado na Justiça em favor do Fábio Costa (que joga por lá), Edmundo e Romário tem contas a ver com o Vasco que fechariam as portas do clube.


Quando se demite um técnico ou dispensa-se um jogador, você está sujeito a uma multa contratual que costuma ser salgada. O seu clube pode estar pagando ainda para o Zé das Couves que fez três partidas em 1992...


Em outras palavras: nunca é negócio dispensar um jogador, vende, troca, tenta um acordo, empresta, coloca no time B. O jogador dispensado é esquecido rapidamente pela mídia e pela torcida, mas continua a onerar os clubes por meses e até anos!


Todo ano acontece isso com pelo menos 3 clubes que vão jogar a série A: o time vai mal no estadual, a torcida cobra, e adiretoria dispensa 10 jogadores, contrata 8 e chama 2 da categoria de base. Me deêm só um exemplo em que essa maneira de trabalhar funcionou...


O Ronaldo no Real Madrid, Shevchenko no Chelsea, Kluivert no Valencia e até mesmo o Adriano na Inter, jamais foram dispensados, apesar dos altos salários e da baixa produtividade.


Aonde chegou o Botafogo ano passado, que vinha bem no primeiro turno, aós o anúncio de salários atrasados?


Não importa se os jogadores ganham 200 mil ou não, fez a oferta, assinou o contrato, tem que cumprir e pagar no dia certo! Imagina jogadores chegando atrasados no estádio para jogar...


Enquanto os clubes brasileiros não tomarem ciência disso, além de administrarem com firmeza, seriedade e honestidade, volta e meia ouviremos novas-velhas notícias sobre salários atrasados...não é mesmo Kléber Leite????


Hipócrita!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O problema do Rio


Eu sei que pode parecer pegação no pé. mas não é mesmo. O campeonato carioca está respirando por aparelhos.

Antes de mais nada, simpatizo com alguns times pequenos do Rio, como Volta Redonda, Madureira, América (que não disputa esse ano), e Olaria (também fora). O Americano também incomodou alguns anos atrás. São clubes tradicionais e já revelaram muita gente boa (com certeza vocês ao menos ouviram falar em vários jogadores da foto acima).

Mas oque tem se visto nos últimos anos, são pisões nos pequenos, seja impedindo-os de jogarem em suas respectivas cidades, ou então com arbritagens que se não são forjadas, são ao menos ridículas.

Em São Paulo há vários times além dos 4 grandes, há vários que dão trabalho, como Portuguesa, São Caetano, Bragantino, Santo André, Barueri e Guarani.
Na minha visão apenas o Palmeiras se classificará com tranquilidade, e tenho quase certeza que um dos grandes ficará de fora.

Claro que muito provavelmente as administrações desses clubes pequenos do Rio tenham sua culpa, mas será que Flamengo, Vasco, Botafogo Fluminense não podem dar o chute inicial?


O quão importante será o Erick Flores e o Maxi para o Flamengo, Philippe Coutinho para o Vasco, Xandão, Wellinton Monteiro e Éverton Santos no Fluminense, Jouglê, Jean Carioca e Diego ao Botafogo, para que estes times sejam campeões carioca ou não?


Emprestar esses jogadores, e ainda jovens talentos da categoria de base e destaques da equipe B, poderia aumentar consideravelmente a competitividade, daria ritmo de jogo a aqueles que não seriam aproveitados, e dar experiência aos mais novos. O clube grande poderia ajudar pagando parte do salário, e em troca ter prioridade nas negociações dos valores que surgirem nos pequenos.


O sistema de disputa, embora até seja interessante, favorece muito os times grandes, pois as chances de um pequeno surpreender nos dois turnos é mínima.


O time reserva do Flamengo é muito melhor que o Mesquita, isso é péssimo pro campeonato.


O último campeão fora os 4, foi o Bangu em 1966. 1966!!!


Se quiserem manter assim tudo bem, mas por favor não usem o carioca como parâmetro para a disputa do brasileiro. Totalmente sem nexo...





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Seleção: Robinho + 10!


Por enquanto Felipão pode aproveitar sua folga a vontade. O Brasil venceu e convenceu contra a Itália.
O primeiro tempo foi ótimo e segundo foi bom.

Notas:

Júlio Cesar - 7 : foi bem nas poucas vezes em que foi exigido. Além de boas defesas, passa segurança a zaga após ter ganho maturidade na Inter.

Maicon 6,5: O lateral catarinense que arrasa em Milão mas é duramente contestado no Brasil por seu estilo de jogo com mais força física, disposição e marcação, foi bem, embora não brilhante.

Lúcio e Juan 7: ótima partida do miolo de zaga da seleção, muita marcação, poucas faltas e quase nenhum passe errado. Juntamente com os laterais souberam fazer a linha de impedimento.

Marcelo 7: muito importante ofensivamente, tem qualidade no passe, sabe driblar e tem velocidade. Fez uma boa partida, só precisa aprender a marcar mais.

Gilberto Silva 7,5: Foi muito bem na marcação, marcou bastante o burocrático meio de campo italiano e milagrosamente errou poucos passes. Agora sim não sai do time tão cedo...

Felipe Mello 7: Boa estréia do volante na seleção, ajudou bem na marcação e saiu com qualidade para o jogo. Ao contrário do que imaginei, superou as expectativas e merece uma nova chance.

Elano 8: O meia do City se sentiu de fato em casa e foi um dos melhores da partida, abriu o placar e quase fez um golaço de fora da área. Provou ser útil a seleção.

Ronaldinho 6,5: Não foi aqueeele retorno, mas Ronaldinho jogou certinho, tentou umas jogadas de efeitos e se sentiu a vontade. Tomara que se seja o início de um novo ciclo de Ronaldinho na seleção.

Robinho 8,5: Excelente partida de Robinho, para o mim o principal jogador da seleção desde a copa (embora jogue bem com a amarelinha, Kaká ainda não conseguiu jogar tudo oque sabe). Fez um golaço que teve disposição, drible e poder de finalização.

Adriano 5: Oque ele foi fazer lá?? Nem dá pra culpar muito o imperador destronado, sua escalação foi totalmente ilógica, o momento era de Alexandre Pato.

Dunga 8,5: Soube montar o time na base da conversa, tirou Josué do time titular e a seleção ganhou de um adversário tradionalíssimo. Só errou ao investir em Adriano

Esse time (com Luis Fabiano) mais as opções de Hernanes, Ramires, Alex, Nilmar e Keirrison tem tudo para fazer partidas bem melhores doque em 2008.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Amauri: Ele é nosso?


A polêmica está pegando fogo. Dunga reclamou, chegou a dizer que preferia Afonso, mas cedeu e acabou convocando Amauri.

História acabada? Longe disso...


Os diretores juventinos numa clara atitude nacionalista (e egoísta) não liberaram o jogador.

Esclarecendo: O cara dá duro lá todos os dias, faz gols importantes, foi convocado pela primeira vez para a maior seleção do mundo, correria risco mínimo de lesão (provavelmente entraria no fim do 2º tempo de um amistoso!) e os dirigentes bateram o pé!

Enquanto iisso o técnico da Azzurra continua assediando o atacante.

Em tese, a concorrência é maior e mais forte na seleção brasileira (visando 2010). 3 vagas devem ficar com Robinho, Luis Fabiano e Pato. Amauri concorreria com Adriano (que precisa parar de beber e voltar a jogar), Nilmar, e Keirrison que pode correr por fora.

Na Itália, ninguém está muito na frente na disputa pelas vagas. Toni e Del Piero (eterno reserva) devem estar lá, Giliardino vem jogando bem. Di Michele, Acquafresca e outros jogadores apenas medianos também disputam. Contaria ainda a favor de Amauri o fato de jogar com Del Piero, Chiellini e Buffon, presenças quase certas na seleção.


Honestamente, considero "Amáuri" um bom atacante, é goleador, sabe cabecear e fazer tabelas, porém em anos melhores (Romário, Ronaldo, Bebeto, Edmundo, Amoroso, Marcelinho, Túlio, Sávio e Élber jogaram muito na mesma época) talvez nem fosse muito cogitado para a seleção. Mas em tempos de vacas magras, não dá para ficar desperdiçando opções por aí.

Fico doente só de ver Josué e Gilberto Silva e pensar que poderia ser Marcos Senna e Deco.


Então, abram os olhos Dunga, Ricardo Teixeira ou seja lá quem for, porque como diz o ditado: em terra de cego...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Beckham no Milan, Quaresma na família Scolari, o fantástico Jô no Everton e Arshavin no Arsenal.
Foram essas as contratações de última hora que acabaram um pouco com o marasmo da janela de transferências de Inverno.

Beckham: ainda não entendo como um cara pode ter sobrevivido tanto tempo só com bolas paradas, mas até que bretão vêm jogando bem!

Quaresma: largou o banco da Inter (onde nada fez), para jogar ao lado de Bosingwa e Deco, e deve suprir a ausência de Joe Cole, machucado.

Arshavin: finalmente o Arsenal volta a contratar alguém com mais de 18 anos... O russo deve ser titular ao lado de Nasri, ou ainda reserva de Van Persie.

Robbie Keane: volta para o Tottenham (de onde nunca deveria ter saído) após 6 meses de férias em Liverpool.

Given: bom goleiro que o City tirou do Newscatle. Não é nada fantástico, mas em terra de cego...

JÔ: O Everton torna-se favorito ao título do campeonato inglês e da Copa da Uefa com a contratação do fabuloso atacante Jô, que fará dupla de ataque com o incrível Saha... haja dinheiro pra se desperdiçar em meio a uma crise...

Melhor ainda o Real, que foi dormir sonhando com Cristiano Ronaldo e Kaká, e acordaram com os medíocres Lassana Diarra (reserva no Chelsea e no Arsenal) e Faubert (reserva no West Ham).

O Barça agradece...