
Eu sei que pode parecer pegação no pé. mas não é mesmo. O campeonato carioca está respirando por aparelhos.
Antes de mais nada, simpatizo com alguns times pequenos do Rio, como Volta Redonda, Madureira, América (que não disputa esse ano), e Olaria (também fora). O Americano também incomodou alguns anos atrás. São clubes tradicionais e já revelaram muita gente boa (com certeza vocês ao menos ouviram falar em vários jogadores da foto acima).
Mas oque tem se visto nos últimos anos, são pisões nos pequenos, seja impedindo-os de jogarem em suas respectivas cidades, ou então com arbritagens que se não são forjadas, são ao menos ridículas.
Em São Paulo há vários times além dos 4 grandes, há vários que dão trabalho, como Portuguesa, São Caetano, Bragantino, Santo André, Barueri e Guarani.
Na minha visão apenas o Palmeiras se classificará com tranquilidade, e tenho quase certeza que um dos grandes ficará de fora.
Claro que muito provavelmente as administrações desses clubes pequenos do Rio tenham sua culpa, mas será que Flamengo, Vasco, Botafogo Fluminense não podem dar o chute inicial?
O quão importante será o Erick Flores e o Maxi para o Flamengo, Philippe Coutinho para o Vasco, Xandão, Wellinton Monteiro e Éverton Santos no Fluminense, Jouglê, Jean Carioca e Diego ao Botafogo, para que estes times sejam campeões carioca ou não?
Emprestar esses jogadores, e ainda jovens talentos da categoria de base e destaques da equipe B, poderia aumentar consideravelmente a competitividade, daria ritmo de jogo a aqueles que não seriam aproveitados, e dar experiência aos mais novos. O clube grande poderia ajudar pagando parte do salário, e em troca ter prioridade nas negociações dos valores que surgirem nos pequenos.
O sistema de disputa, embora até seja interessante, favorece muito os times grandes, pois as chances de um pequeno surpreender nos dois turnos é mínima.
O time reserva do Flamengo é muito melhor que o Mesquita, isso é péssimo pro campeonato.
O último campeão fora os 4, foi o Bangu em 1966. 1966!!!
Se quiserem manter assim tudo bem, mas por favor não usem o carioca como parâmetro para a disputa do brasileiro. Totalmente sem nexo...