sexta-feira, 27 de maio de 2011

Orgulho dos pampas












Hoje é dia dos gaúchos:

Internacional: Renan; Nei, Juan, Bolívar e Kléber; Guinazu, Bolatti, Oscar, Zé Roberto e D’Alessandro; L. Damião.
Principais reservas: Lauro, Índio, Sorondo, Rodrigo, Tinga, Andrezinho e Cavenaghi

Gol: Renan não é brilhante como parecia quando surgiu, mas dá conta do recado. Lauro é um reserva; Precisa reforçar.

Laterais: Kléber continua tendo boas atuações. Nei é fraco, e faltam bons reservas;

Zagueiros: Excelentes opções no elenco, reservas que seriam titulares em muitos times como Corinthians, Palmeiras e Vasco. Juan é uma grande revelação e Bolívar dá segurança e experiencia a zaga.

Volantes: outro setor que não preocupa, a dupla hermana é ótima, enquanto W. Mathias e Tinga (que caiu bastante nas atuações) são boas opções.

Meias: Também conta com boas opções, até Zé Roberto (me parece sempre gordo) vem jogando bola. Oscar está deslanchando na carreira, Andrezinho é boa opção. El Cabezon é titular absoluto e tem o carinho da torcida.

Ataque: O xodó Sóbis e o injustamente perseguido Alecsandro não decolaram em 2010. Enquanto o segundo foi pro Vasco, Sóbis deve estar de partida. Mas o Inter tem Damião, que desconhecido nas categorias de base, tornou-se o melhor centroavante do Brasil no primeiro semestre. Cavenaghi é um bom reserva, mas faltam opções no banco.

Concluindo: O campeão gaúcho tem junto com o Fluminense um dos melhores elenco do Brasil, com a vantagem de ter alguém de renome no comando. Falcão é inteligente e estrategista, além de ter o apoio da torcida, se tiver tempo, pode fazer uma grande temporada. Imagino que disputará o título.






Gremio: Vitor; Gabriel, R. Marques, Neuton e Lúcio; G. Silva, Adilson, Rochembak e Douglas; Leandro e A. Lima.
Principais reservas: Neuton, Rhodolfo, M. Fernandes, Escudero, W. Magrão, Miralles e J. Viçosa.

Goleiro: Vitor é seleção, discreto e seguro. Dispensa maiores comentários.

Laterais: Dois bons jogadores, muito incisivos, vale a pena o Gremio apostar nas jogadas pelos lados. Os reservas são muito limitados.

Zagueiros: Rhodolfo ficará fora por 4 meses, por isso aparece entre os reservas: A zaga que já sentia falta de opções – pois só M. Fernandes é confiável – ficou ainda mais debilitada.

Volantes: G. Silva ainda é uma opção interessante para um time brasileiro, deve passar experiencia para o bom e raçudo Adilson. W. Magrão é um jogador muito interessante.

Meias: Ótima dupla, com muita técnica, conta ainda com a raça e experiencia do capitão Rochembak. Escudero ainda não se firmou, mas é um bom jogador. Se Marquinhos do Avaí for confirmado, é mais uma boa opção.

Ataque: A saída de Borges não poderia ter acontecido em pior hora: Miralles só em agosto e A. Lima deve levar umas 3 semanas para voltar. Jr Viçosa apesar dos gols em Grenais é limitado. Leandro é uma boa aposta para revelação do campeonato.

Concluindo: O time é casca grossa e experiente, tipicamente gremista. Gabriel, Douglas e Leandro dão o toque de qualidade. O ponto fraco é zaga, situação agravada com a lesão do ótimo Rhodolfo. O banco também carece de opções com mais experiencia. Deve ficar na zona morta, sem sustos.


























quarta-feira, 25 de maio de 2011

A vez dos paulistas










Dando sequencia as análises, é a vez dos clubes dos paulistas:


Santos: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Borges.
Principais reservas: Alexsandro, Pará, Adriano, Felipe Anderson, Alan Patrick, Possebon e Rychely

Gol: Rafael vem dando conta do recado, demonstrando segurança; Se não chega a ser o goleiro dos sonhos, parece finalmente ter preenchido a vaga deixa por Fábio Costa.

Laterais: Léo não é o mesmo desde que voltou da Europa, vem jogando apenas para o gasto, o que não é o suficiente. O promissor Alexsandro e o improvisado Danilo parecem opções mais interessantes. Na direita Jonathan, por problemas físicos ainda não conseguiu repetir as atuações do tempo de Cruzeiro, mas é o segundo melhor do Brasil, atrás apenas de Léo Moura.

Zagueiros: Com Muricy aumentando a marcação do meio de campo, a zaga subiu de produção. Dracena é bom, Durval um pouco limitado, mas o maior problema está no banco, sem opções confiáveis

Volantes: posição muito bem servida, Arouca é um ótimo jogador com excelente saída de bola, dá opções aos meias. Possebon e Adriano são bons reservas.

Meias: disputa palmo a palmo com o Flamengo para saber quem tem as melhores opções. Ganso (que vem preocupantemente se machucando demais) e Elano são de nivel de seleção, enquanto Felipe Anderson e Alan Patrick são jovens muito promissores, mas que já vem mostrando bom futebol.

Ataque: O craque do Brasil no momento ganha a compania de um centroavante qualificado, com técnica e faro de gol. Neymar subiu muito de produção após os problemas extra-campo em 2010, demonstrando estar preocupado apenas em jogar futebol; Borges é uma ótima aposta, deve render muito mais que as decepções Diogo e Keirrison, e o limitado Zé Eduardo, todos de saída; Com a saída dos três, o banco ficará muito debilitado, reforços serão necessários.

Concluindo: O Santos vem com um ótimo time, muito técnico e ofensivo; Muricy melhorou o poder de marcação, diminuindo a pressão em uma defesa não tão qualificada. Acredito que devem fazer ótimos jogos, com boas jogadas e muitos gols, mas as carências no elenco devem pesar, assim como o fator Libertadores. Fica com uma vaga da Libertadores.





São Paulo: R. Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Casemiro, C. Paraíba, Ilsinho e Lucas; Dagoberto e L. Fabiano.
Principais reservas: L. Eduardo, Rivaldo, Marlos, Wellington, Fernandinho e William José.

Gol: Rogério não é mais o mesmo, a frequencia de falhas vem aumentando, mas ainda tem condições de ser titular do tricolor, além de ser o melhor batedor de faltas do Brasil juntamente com o M. Assunção (desaprendeu Ronaldinho???). Penaltis não é o forte do goleiro.

Laterais: Juan é bom jogador, sabe cruzar (raridade no Brasil) e tem um bom passe, mas faz algum tempo que não joga o que sabe; Jean como lateral é um ótimo volante, essa vaga deveria ser do Ilsinho (que fez biquinho pra jogar no meio). Até pela carência de boas opções no Brasil, não tem banco.
Zaga: Seria praticamente impossivel manter o nivel da dupla super vencedora Alex e Miranda que está de saída; Mas a provavel saída deles já era sabida a tempo, e o São Paulo trouxe somente o bom Rhodolfo. A situação de Coates virou novela, e hoje a melhor opção no elenco é Xandão. O setor precisa de reforços.

Volantes: R. Souto está de saída, então me parece que chegou a vez do promissor volante Welinton conquistar sua vaga; Se corresponder as expectativas, formará a melhor dupla de volantes do Brasil com Casemiro; Jean também seria muito mais útil jogando neste setor.; Falta um jogador apenas para compor o elenco.

Meias: Marlos e C. Paraíba não me parecem terem condições de serem titulares do tri mundial; Rivaldo, sem condições físicas (nunca se destacou nesse sentido) também não é esse jogador, que poderia ser buscado no mercado; o time não vem sentido falta dessa peça pois Lucas vem fazendo a diferença, e é hoje o jogador mais dificil de ser marcado (pois tem mais espaço para se movimentar que Neymar).

Ataque: Dagoberto vem jogando no nivel que sempre se esperou quando foi contratado do Atlético, provando que é de fato diferenciado. Luis Fabiano, apesar das ressalvas em relação as condições físicas, tem tudo para fazer muitos gols; Fernandinho e Willian José são opções interessantes.

Concluindo: O São Paulo tem um time encaixado, uma zaga que não compromete, um meio de qualidade e um ataque que deve ser avassalador. O problema está nas laterais e no banco, onde acredito que exagerou nas dispensas e empréstimos, deixando o elenco um pouco enxuto demais. A chegada de um bom zagueiro e um técnico deixaria em condições de lutar pelo título, mas penso que irá para a Libertadores.



Corinthians: J. César; Alessandro, Castán, Chicão e F. Santos; Ralf, Paulinho, Morais e Danilo; Emerson e Liédson;
Principais reservas: P. André, Ramirez, Alex, Adriano, Willian e J. Henrique.

Gol: Não chega a ser um mau goleiro, tem boa saída do gol e reflexos, mas sua insegurança em jogos decisivos atrapalha demais. Não tem condições de ser titular de um time como o Corinthians;

Laterais: Não desequilibram nem comprometem; F. Santos tem um apoio melhor, enquanto Alessandro é ótimo marcador e é um dos jogadores mais regulares do Brasil, tendo a confiança da torcida; Não tem reservas.

Zagueiros: Chicão tem um senso de cobertura formidavel, joga discretamente e não bate; Castán até começou bem, mas não tem recursos, P. André deveria ser titular. O banco não tem boas opções.

Volantes: Ralf é o cão de guarda, mas raramente entrega a rapadura na saída de jogo; Paulinho vem se saindo bem, mas ainda há duvidas se merece a vaga de titular; O elenco é aborratado de volantes, mas a única opção interessante é Ramirez. Só pra constar: Moradei ainda está por lá...

Meias: Bruno Cesar (de saída), Morais e Danilo já vestiram a camisa 10 esse ano, mas nenhum conseguiu convencer o técnico; Alex consta entre os reservas da minha lista pois só entrará em agosto, e deve ocupar facilmente a posição mais carente do time.

Ataque: Emerson chega em boa hora para ocupar outra posição em que ninguém agradou esse ano; J. Henrique, Dentinho e Willian foram testados, mas não se firmaram; O imperador quando voltar deve fazer dupla com Liédson, ou trio com este e Emerson.

Conclusão: A tarefa é dificil, se por um lado o time não vem jogando maaaal, também não há um setor que esteja redondinho. O time joga melhor no contra-ataque e pouco produz com a posse de bola, deve ser um visitante chato, e um mandante pouco agressivo; Tite não parece ser a melhor opção para aparar as arestas. Se contar apenas com Alex e Adriano como reforços a partir de agosto, terá muitas dificuldades para lutar por uma vaga na Libertadores. Mais provável que fique na parte de cima da zona morta.




Palmeiras: Marcos; Cicinho, T. Heleno, Chico e G. Silva; M. Araujo, M. Assunção, Valdivia e Tinga; Kléber e W. Paulista
Principais reservas: Deola, M. Ramos, Pierre, Rivaldo, Lincoln, Luan e Maikon Leite

Gol: Um erro sacar Deola que vinha em grande fase para colocar Marcos; Homenagem se faz em um jogo, e não sacrificando o desempenho do time ao longo de um campeonato; De qualquer forma, o elenco está bem servido.

Laterais: Boas opções, Gabriel Silva é muito promissor, e Cicinho vem ganhando a confiança da torcida. Não há reservas.

Zagueiros: Setor com problemas. Danilo está de saída, e M. Ramos que foi bem em 2010, está em má fase; T. Heleno e Chico se não chegam a serem fracos, também não aqueeeeles jogadores. Precisa reforçar.

Volantes: teoricamente não deveria ter problemas, pois tem boas opções para fazerem compania ao bom M. Assunção, mas ninguém se firma na posição (prefiro M. Araújo que dá mais dinâmica na hora de sair para o jogo).


Meias: Falta um bom reserva para Valdivia, que vive lesionado, e um reserva para o reserva de Valdivia, Lincoln, que se machuca ainda mais; Apesar de Tinga não merecer tantas criticas como recebe, reforços são urgentes.

Ataque: a dupla de ataque é de qualidade (Kléber) e sabe fazer gols (W. Paulista) e tem entrosamento dos tempos de Cruzeiro. O porém é que Welington se machuca demais, e no banco somente Maikon Leite é confiável, os demais são sofriveis. Um centroavante mediano seria bem vindo.

Concluindo: Embora o elenco tenha sim carências, o maior problema parece ser de planejamento, tanto nas contratações como na formação do time; Prova disso foi a grande dificuldade que encontrei para concluir quem são os titulares. Deve acabar o campenato na parte de cima da zona morta, fazendo compania ao arquirival.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Reestréia e Cariocas










Após um loooongo período de hibernação, estamos de volta a ativa com o blog, que ganhou cara nova e os colaboradores Paulinho e Borginha.

Pra começar, uma análise dos clubes do brasileirão, e como o atual campeão é carioca, nada mais justo que começar pelos time da cidade maravilhosa:


Flamengo: Felipe; L. Moura, Welinton, David Braz e Jr Cesar; Willians, Renato, Bottinelli, Ronaldinho e T. Neves; Wanderley.
Principais reservas: Angelim, Galhardo, Maldonado (machucado), Fierro, Deivid, Negueba e D. Mauricio.

Gol: O campeão carioca invicto conta com um excelente goleiro, com bons reflexos e grande pegador de pênaltis, e parece que Felipe aprendeu a sair no jogo aéreo, seu ponto fraco;

Zagueiros: Não vem comprometendo, mas Welinton é muito fraco, Angelim se estivesse em melhor fase seria titular absoluto, talvez precise contratar alguém, embora as negociações com Juan estejam complicadas;

Laterais: Léo Moura é o mesmo a anos, ou seja, ótimo, não precisa de maiores comentários. Jr César, apesar de mediano é um excelente reforço, visto que vai ocupar a vaga do péssimo Egídio;

Volantes: Se completam, Willians (que ultimamente está mais rápido que a homônima e decadente equipe de Rubinho) é disparado o melhor ladrão de bolas do Brasil, e se peca na saída de bola, é compensado por Renato Abreu, que discretamente, vem fazendo ótimos jogos;

Meias: T. Neves é monstro, e vem sendo o fator de desequilíbrio pro time, enquanto Ronaldinho parece estar reencontrando seu bom futebol, se jogar o que jogou no ultimo ano no Milan, já está de bom tamanho. Bottinelli vem crescendo muito e se não chega ser um Montillo, parece ser mesmo uma ótima contratação;

Ataque: Apesar de contar com Deivid e o promissor D. Mauricio, é o setor que vem deixando mais a desejar, em parte pela má fase dos atacantes, e em parte por Ronaldinho e Tiago terem a característica de definirem as jogadas;

Concluindo: O time é bom, tem muita qualidade individual e forte marcação. Um zagueiro seria bem vindo e acredito que um jogador que faça bem o pivô e saia mais da área (como foi o Aloisio no São Paulo) pode ser mais interessante para o estilo de jogo do time. Luxemburgo conhece o caminho do título e tem a confiança dos jogadores. Se o time seguir a evolução que vem tendo, pode brigar pelo título. Qualquer resultado que não a vaga na Libertadores, será decepcionante.




Fluminense: Berna; Mariano, Gum, L. Euzébio e J. César; Edinho, Diguinho, Marquinho e Conca; R. Moura e Fred
Principais reservas: Cavalieri, Valencia, Souza, Tartá, Rodriguinho e Araújo.

Gol: Cavalieri chegou com pompa e status de titular, mas mais uma vez em sua carreira, acabou no banco de reservas (por justa causa), mas Berna é muito inseguro e compromete, apesar fazer muitas defesas difíceis. Não acerta uma saída do gol em bolas aéreas.

Laterais: teoricamente bons, J. Cesar ainda não mostrou futebol no tricolor, enquanto Mariano caiu bastante de produção em relação a 2010.

Zagueiros: boa dupla de zagueiros, mas não vem rendendo o que, assim como todo o time; L. Euzébio costuma fazer seus golzinhos de cabeça.

Volantes: Diguinho não vem bem, Valencia não sai do estaleiro, só resta Edinho, o mais limitado.

Meias: Opções boas não faltam, mas ainda assim está difícil definir o parceiro de Conca. Marquinho vem jogando melhor, Deco parece estar se recuperando e Souza pode estar de saída.

Ataque: É o único setor que vem fazendo sua parte, com duas boas opções no banco. De preocupante só as constantes lesões de Fred.

Concluindo: No papel, o Flu tem um dos melhores elencos (se não o melhor), com praticamente dois bons jogadores por posição. Mas fica aparente haver problemas extra-campo, além da falta de um técnico gabaritado. Abel chega em boa hora, mas mesmo assim deve sofrer pra brigar por uma vaga na Libertadores, acredito que ficará na zona morta.



Botafogo: Jefferson, Alessandro, A. Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Arévalo, M. Mattos, Everton e Maicossuel; L. Abreu e Herrera.
Principais reservas: M. Azevedo, Araruama, Lucas Zen e Caio.

Gol: Simplesmente a única posição em que o Glorioso conta com jogador de nível de seleção. Destoa do restante do elenco.

Laterais: No auge, Alessandro foi mediano, hoje é lamentável; Cortês é um ilustre desconhecido.

Volantes: Arévalo é muito limitado e não teria condições de ser titular do Botafogo, enquanto Marcelo Mattos nunca reencontrou seu bom futebol dos tempos de Corinthians.

Meias: Maicossuel é jogador mais qualificado do elenco, mas sofre com as lesões; Everton é bom jogador, mas não o suficiente para ser titular.

Ataque: Com muita vontade e um pouco de sorte e estrela, os limitados Loco Abreu e Herrera dão conta do recado, sem encherem os olhos da torcida.

Concluindo: Mais uma vez o Botafogo começa o campeonato com um time abaixo de suas tradições. O sistema defensivo é muito fraco, apesar do bom Antônio Carlos. A parte ofensiva é apenas suficiente, sem brilho, enquanto o ataque é competente. Pior que isso, o time ainda não tem um padrão de jogo, e o banco, essencial em competições longas, é fraquissimo. Reforços de bom nível são essenciais, apesar da grande dificuldade que o clube vem encontrando para contratar. Caio Jr pode ao menos dar um padrão para o time, mas penso que o alvinegro vai lutar contra o rebaixamento.


Vasco: F. Prass, Allan, Dedé, A. Martins e Ramon; Jumar, F. Bastos, D. Souza e Felipe; Eder Luis e Alecssandro
Principais reservas: Fagner, M. Careca E. Costa, Bernardo e Elton

Gol: Fernando Prass, se não é brilhante, também não compromete, discreto passa segurança ao time;

Laterais: não chegam a comprometer, mas tem limitações. Fagner seria uma opção mais interessante que Allan.

Volantes: Jumar é muito fraco, mas F. Bastos é uma boa revelação. O catarinense E. Costa não é jogador que parecia ser no início da carreira, quando passou pela seleção.

Meias: setor muito bem servido, Felipe ressurgiu das cinzas e vem bem, D. Souza parece estar com apetite e Bernardo não pode ficar fora do time.

Ataque: Eder Luis não tem nível pro cruz maltino, passa e finaliza mal, por outro lado Alecssandro sabe fazer gols e foi uma boa contratação. O ex-colorado deveria jogar sozinho a frente, com o trio de meias encostando para criar as jogadas.

Concluindo: Comparado aos últimos anos, quando entrou no campeonato disputando uma vaga na série B, o Vasco se reforçou com coerência, com jogadores que podem acrescentar muito ao time. Ricardo Gomes, apesar de fraco, parece merecer algum crédito por essa evolução. O time ainda está bem abaixo de outros como Inter e Santos, mas a evolução é notória. Deve ficar na zona morta sem riscos.