sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Briga dos campeões


Juventus x Chelsea

Jogaço, Anelka e Amauri em grande fase, dois grandes goleiros, meio de campos consistentes e laterais que deixam a desejar.
Acho que a velha senhora passa com dificuldades (e talvez gerando problemas a Felipão).

Panathinaikos x Villarreal

Para a mim a grande surpresa da liga, mandando o Werder Bremen para a UEFA. Apesar disso não acredito que os gregos superem o futebol vistoso do Submarino Amarelo que tem Marcos Senna e Pires como destaque.


Bayern de Munique x Sporting


Acredito que deva ser o confronto menos emocionante, duas equipes que não primam pela técnica. A princípio, os Leões não devem conseguir fazer frente aos sempre eficientes bávaros.


Porto x Atlético de Madrid


O Porto visivelmente não repôs a altura as perdas das últimas duas temporadas (Anderson, Pepe, Quaresma e Bosingwa), Lucho González não vem bem. Apesar disso, o time tem condições de passar pelo Atlético (que é favorito) por jogar a última em casa.


Barcelona x Lyon


O Barcelona perdeu jogadores consagrados, mas não futebol, e pode resolver a disputa já no primeiro jogo em Lyon, que depende demais de Juninho e Benzema. Devem fazer dois bons jogos até pelas características das equipes.


Liverpool x Real Madrid


O 3º maior campeão da Liga contra o maior campeão. Mas o Liverpool larga na frente, o time está entrosado, vem jogando bem, faz o jogo decisivo em casa e tem Gerrard. O Real não está bem, não tem conjunto, decide em Anfield, mas tem Raúl e Nistelrooy, que crescem ainda mais na Liga, tendo já marcado juntos quase 120 gols na competição! E o Real... é sempre o Real!


Roma x Arsenal

Se Arsenal tivesse ficado em 1º, teria pego justamente o Chelsea...

Se Wenger tiver todos os titulares a disposição, os Gunners devem levar vantagem mesmo decidindo na cidade eterna. Esse confronto promete ser disputado


Manchester United x Inter de Milão


"O" Confronto! Ibra x C. Ronaldo, Mourinho x Fergunson (revivendo os bons tempos). Dois times fortes, elencos recheados de grandes jogadores (Vieira, Figo, Quaresma Scholes, Giggs e Tevez são reservas!!).

Um confronto que promete muita disputa e acredito eu poucos gols, pelas zagas eficientes de ambos. Mas os Red Devils devem levar por decidirem em Old Trafford, "O Teatro dos Pesadelos" para os visitantes.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Real mas sem realeza


Di Stéfano, Breitner, Laudrup, Hagi, Figo, Redondo, Zidane, Beckham.

Sempre, SEMPRE na história do clube mais vitorioso do mundo, esteve presente um jogador referência no meio de campo. Um líder, craque e maestro. Alguém que quando a coisa apertava, estava lá pra resolver e assumir a responsabilidade.


O Real não tem isso hoje, seu melhor jogador é o goleiro, e o seu armador embora seja um grande meia, está longe de ser o líder desse time.

Van der Vaart não tem esse perfil e duvido muito que um dia venha a ter. Os dois jogadores que mais se aproximam deste jogador que tanta falta faz são os atacantes Raúl (injustamente criticado pelos brasileiros) e Nistelrooy.
O primeiro frequentementeestá lesionado além de ter chegado ao Bernabeu a pouco tempo e ainda não ser um jogador com "a cara do Real".

Raúl é Real de corpo e alma, porém não tem a qualidade dos jogadores que mencionei no começo, nem a vitalidade de um Messi, Lampard ou Kaká.


Obviamente que esse problema se originou na falta de critérios da diretoria, que numa só temporada trouxe os zagueiros Pepe (30 milhões de euros!!), Heinze e Metelder, e jogadores apenas bons (mas sem estrela) para o meio de campo (Diarra e Gago e Snejder).
Também ainda não repuseram a saída de Roberto Carlos e insistem com Salgado na direita...


Técnico é um capítulo a parte...


O Real precisa urgentemente (além de laterais) de um camisa 10 que chegue com status de estrela maior, assuma essa condição e jogue como tal.


Ex: Ibrahimovic, Gerrard, C. Ronaldo, Kaká, Ribery, Lampard.


Dinheiro não deve ser o problema para quem vai pagar 20 milhões de Euros pelo medíocre Lassana Diarra...


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sorriso à Milanesa


Eu fui um dos que torceram o nariz quando o Ronaldinho foi pro Milan. Fazia duas temporadas que ele se arrastava no Barça e na seleção, e parecia estar mais preocupado com seu marketing pessoal do que com o futebol pífeo que vinha jogando.

Porém se o gaúcho ainda não conseguiu mostrar novamente toda sua magia e jogadas inacreditáveis, justiça seja feita que a vontade de jogar e o bom futebol já voltaram.

Kaká a umas 3 semanas disse que é um pouco complicado para os dois jogarem juntos, e eu concordo com ele, enquanto Ancelotti for o técnico, realmente vai ser muuuito complicado! Qualquer técnico em sã consciência faria das tripas coração para ter os dois em campo demonstrando seu melhor futebol! E não dá pra montar um meio de campo com Flamini (Gattuso), Seedorf, Pirlo, Kaká, Ronaldinho e um centroavante mais isolado a frente?


Mas o pior é o Dunga (sempre ele), quando Ronaldinho estava fora de forma, sem ritmo de jogo e sem clube, era a grande esperança do técnico de ganharmos o único título que nos falta. Agora que o craque se recuperou, vem jogando bem e fazendo gols, não é nem mencionado... fala sério!!


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ainda não Chelsea, ainda não...


Muito se fala sobre time grande, porque time grande não cai, time grande é sempre favorito, a camisa de time grande pesa mais etc...

Mas oque é um time grande? E o Chelsea é um time grande?

Penso que para se formar um time grande é necessário a combinação de vários fatores como torcida, tradição, títulos e mídia.


Torcida: é 4ª da Inglaterra, com aproximadamente 1,6 milhões de torcedores segundo uma pesquisa de 2004 (O Arsenal, 3º colocado tem o dobro). Também não é uma torcida conhecida pelo fanatismo, perdendo nesse quisito para as torcidas de West Ham (esta fanática até demais) e Newscastle.


Tradição: Embora tenha mais de 100 anos de existência, apenas a partir da década de 90 o Chelsea começou a se destacar (obviamente mais ainda após a chegada de Abramovic).


Títulos: São 17 títulos de alguma relevância, e até mesmo algum êxito no Continente onde conquistou 1 Supercopa Européia, 2 Recopas e um vice na Liga dos Campeões. É o quisito em que o Chelsea mais deixa a desejar, considerando que tem menos títulos que Aston Villa, Tottenham, Everton e Sunderland. O Aston Villa inclusive já ganhou uma Liga dos Campeões.


No fator Mídia o Chelsea dá um show, sendo ampla a divulgação do time ao redor do mundo.


Claro que se o Chelsea manter um alto nível por 10 anos, ganhando títulos aumentará não só sua sala de trófeus bem como sua torcida, mas hoje considero os Blues um time médio com um grande time e muito dinheiro.

O São Caetano foi vice da Libertadores, do brasileiro (duas vezes) e campeão Paulista nem por isso se tornou um time grande. Bangu e Ponte Preta também tiveram suas fazes áureas com timaços...


Chelsea - Aston Villa - Liverpool (Sempre nessa ordem)

Inglês 3- 7 -18

FA Cup 4- 7- 7

Copa da Liga 4 -5- 7

Supercopa Inglesa 1- 0- 3

Recopa 2 -0- 0

Supercopa Européia 1- 1 -3

Copa da Uefa 0- 0 -3

Liga dos Campeões 0- 1- 5




PS: Atlético Mineiro, Botafogo e Goiás também nãosão times grandes na minha opinião.

PS2: Quem sabia que o Aston Villa era tão vitorioso???

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Velhinhos de Milão apanham da Velha Senhora de Turim


Foi um grande jogo, com boas jogadas, muitos gols, divididas duras, expulsão, heróis, vilões.

Um espetáculo a altura do jogo mais badalado do fim de semana do futebol europeu.


A Juve venceu o Milan graças ao bom futebol do seu time inteiro, principamente Del Piero (como sempre), Amauri, Marchisio, Chiellini e Sissoko.

O Milan teve em Carlo Ancelotti seu maior problema, que sem Kaká optou pela entrada de Emerson! Assim não daria mesmo... Acredito que ele errou também no ataque ao colocar o Pato (que só fez um gol sem goleiro e mais nada) no lugar de um atacante mais experiente como Inzaghi ou Shevchenko. Pirlo, Jankulovski Zambrotta, Emerson e Maldini estiveram péssimos, enquanto Ronaldinho e Ambrosini foram as exceções. De qualquer forma fica complicado jogar com dois volantes (Ambrosini e o ex-jogador Emerson), mais Pirlo (ex-meia agora volante que se arrastou em campo) e Seedorf (ex- excelente volante, agora um pretendente a meia).

Teve um momento em que o Maldini reclamou que o Pato não voltava...

Fala sério!! Um time que joga com 8 jogadores com vocação defensiva (8 mesmo!) levar 4 gols e reclamar do centroavante que não volta é demais!!!

Eu teria colocado o Ambrosini recuado, Seedorf de 2º volante, Ronaldinho na esquerda, Pirlo na direita, Pato e Inzaghi.


Quanto da Juve, que fez uma ótima partida e alguns momentos chegou a jogar bonito (oque não é característico da equipe) destaco o Amauri, que se o Dunga não acordar logo, irájogar na Azzura. Mas Dunga já falou que prefere o Afonso Alves...


Enquanto isso, o Real perdeu mais uma, Barça e Inter venceram outra, enquanto os três grandes da Inglaterra e o Chelsea empataram.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Hamburguer para Thiago Neves, pepino para o Fluminense


Quem não conhece a expressão pagou mas não levou??
É o caso perfeito do Fluminense, que ainda não recebeu os valores da venda de Thiago Neves para o Hamburg, e dificilmente receberá tão cedo... motivo? O banco que investia no time simplesmente faliu! Sem o dinheiro de Thiago, dificilmente o Flu conseguirá segurar Conca e se não fosse a UNIMED (que já anunciou cortes nos investimentos) perderia até jogadores menos badalados como Arouca e Junior Cesar.
A crise mundial afeta todos os clubes europeus, como o West Ham, cujo dono era sócio de um banco agora falido.
A AIG, que patrocina o Manchester, foi nacionalizada para evitar a falência e cumprir seus compromissos.
O Manchester, apesar de sua pompa, elenco e títulos, é um dos clubes em pior situação com uma dívida que chega próximo a 1 bilhão de euros, um valor altissimo até para um clube com uma das maiores receitas do mundo. Tem uma dívida de 760 milhões em empréstimos bancários para compra do próprio clube por um milionário norte-americano.
O Chelsea tem uma dívida que ultrapassa os 800 milhões de Euros, porém continua a inflacionar o mercado com propostas absurdas e salários estratoféricos.
Em uma situação um pouco melhor (ou consciente) está o Arsenal que abriu mão de um elenco realmente competitivo para poder arcar com a vultuosa dívida da construção do Emirates Stadium. Porém em 2, ou 3 anos os Gunners devem ter sua situação normalizada, enquanto por outro lado é bem provável que os "tios Patinhas" do futebol se cansem de jogar tanto dinheiro fora, como Abramovic, que claramente reduziu os investimentos nos últimos 2 anos.
O Liverpool pode abandonar a construção de um novo estádio, contentando-se com uma ampliação do Anfield.
Na Itália, Juventus e Roma veêm suas ações cair dia após dia nas bolsas
Oque você dos salários absurdos pagos pelos clubes em um momento de crise mundial? Precisa mesmo pagar esses valores a um só jogador? Não deveria ser estipulado um teto salarial na faixa de 300.000 mil euros anuais? Opine!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Chato, muito chato... Chatíssimo!!


Começou hoje mais uma edição do lamentável Mundial da Fifa de Clubes.

O jogo de abertura foi entre os poderosos Adelaide (onde já jogou Romário) e Waitakere, com vitória dos australianos.

Não é a toa que essa competição é tão criticada, basta lembrar os times que já participaram: Adelaide, Waitakere, Sepahan, Étoile du Sahel, Auckland, Jeobunk Motors, Deportivo Saprissa, Sydney, South Melbourne e Raja Casablanca, a maioria com um futebol inferior ao do Metropolitano!!!


A melhor opção seria 6 representantes dos continentes (Oceania, Ásia, África, América do Sul, do Norte e Europa), mais campeões da Sul-Americana e da Copa da Uefa.


mata-mata sem privilégios para os dois "principais", exemplo: Manchester x Waitakere, depois Manchester e Internacional e por último Manchester e LDU.


Pra quem acha lógico e não entende o porque não é assim, pode esperar sentado...


Teremos que aguentar o campeão japonês por muuuuito tempo, ao menos enquanto o campeonato for disputado lá e a Toyota for a patrocinadora...


E vocês?? Oque acham??? Oque poderia ser mudado?? Esse mundial da FIFA é uma decepção?


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FIELnômeno!!


Para a supresa de todos, inclusive do próprio pai, Ronaldo Fenômeno é o novo reforço do Corinthians. O jogador que vinha se recuperando na Gávea afirmou não ter recebido nenhuma proposta ou projeto do Rubro-Negro.
Financeiramente, o Timão sairá ganhando, não importa o que o atacante faça dentro de campo, com mais tempo em mídia, exposição da marca, e maior facilidade de conseguir um patrocinador.

Entre as quatro linhas a história é outra... Se Ronaldo tiver condições físicas, mantendo um peso decente e se lesionando pouco, e jogar 50% do sabe, o time do Corinthians ganha muito.
Ronaldo é um dos únicos jogadores (o outro é Marcelinho) que eu torceria pelo seu sucesso pessoal até no Palmeiras, sendo pra mim o maior atacante da história depois de Pelé e Garrincha.
Se Ronaldo conseguir jogar com alguma frenquencia (uns 40 jogos no ano), VAI fazer seus gols, e ganham o Fenômeno, o Corinthians e o futebol brasileiro tão carente de ídolos absolutos.


Falando ainda de contratações, além do Ronaldo o Corinthians já assinou com Túlio (ex-Botafogo, que perdeu ainda Renato Silva).

Dorival Junior (bom técnico) saiu do Coxa

Cleiton Xavier foi pro Palmeiras, assim como Marquinhos do Vitória

Fellype Gabriel volta ao Flamengo, que ficou sem Caio Jr.

Thiago Silva sai do Fluminense e deve ir pro Milan

Grêmio perdeu o bom Rafael Carioca

Martinez sai do Palmeiras (deve ir ou pro Corinthians ou pro Siena)

Madson chega a Vila Belmiro e quem sai é Carleto (lateral foi pro Valencia)

Wagner Diniz foi para o São Paulo

Enilton deixou o Sport

Edmundo se aposentou e Renato Gaúcho foi demitido do Vasco.


Especulações são muitas, mas de concreto até o momento são essas as contratações.



terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Craques do Brasileirão


Ontem foram divulgados os craques do brasileirão, primeiramente da Revista Placar e depois da CBF.

Embora o sistema de notas da Placar possa parecer mais justo, eu o considero frio demais, não permitindo considerar a importância ou a dificuldade de cada partida, sendo assim uma partida contra um time já rebaixado em casa tem o mesmo peso de uma partida fora de casa contra o líder do campeonato.

Outra coisa que me incomoda (não querendo dar uma de Enrique Aznar) são as médias dos jogadores. Quem se lembra do Alex em 2003? Ele acabou com o campeonato e terminou com uma média 6,3!! Francamente!! 6,3 não dá nem pra passar de ano! Vão ser cri-cri assim em outro lugar...


Mas voltando as eleições... a seleção Placar ficou assim: R. Ceni, Vitor, André Dias, Miranda, Juan; Hernanes, Ramires, Tcheco e Wagner; Borges e Nilmar.

O Bola de Ouro foi Rogério Ceni.


A seleção da CBF ficou montada dessa forma: Victor, Léo Moura, Thiago Silva, Miranda e Juan; Hernanes, Ramires, Diego Souza e Alex; Alex Mineiro e Kléber Pereira.
Melhor jogador Hernanes.


Miranda, Juan, Hernanes e Ramires acredito serem as unanimidades.

Não vou discutir jogador por jogador, mas acho que Léo Moura, Diego Souza e Nilmar não jogaram o suficiente para serem premiados, bem como Rogério que não merecia a bola de OURO, embora tenha feito um bom campeonato.


Também não me agrada da divisão tão especifica da CBF (zagueiro pela esquerda, pela direita...), zagueiro é zagueiro, meia é meia (e hora joga pela esquerda, pela direita, centralizado etc...)
Isso pode comprometer a eleição se os dois melhores da posição jogassem teoricamente do mesmo lado. Sendo assim a divisão, faltou critérios, pois André Dias que concorreu como zagueiro-direito jogou o campeonato inteiro como líbero! O zagueiro esquerdo foi Alex Silva e depois o Rodrigo.


Na minha opinião a seleção seria: Rogério, Vítor, Tiago Silva, Miranda e Juan; Hernanes, Ramires, Tcheco e Wagner; Keirrison e Kléber Pereira.
Melhor jogador para mim foi o Tcheco (lá vem pedrada!). Chegou com o campeonato em andamento para substituir Roger (que vinha bem), e acrescentou muita determinação na marcação. Foi bem nas bolas paradas, bom na armação, tem força física e liderança, e mesmo nos momentos ruins do Grêmio foi um dos poucos que jogou bem. Teve regularidade e eficiência em toda a competição. Então, na opinião deste blogger, o prêmio vai para Tcheco, seguido por Thiago Silva e Hernanes.


Discordem, protestem, reclamem!!



PS: Notaram quantos atacantes indicados jogam ou jogaram em times paranaenses??



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fecham-se as cortinas, acaba-se o espetáculo


Com menos emoção na última rodada do que imagnei que pudesse ter, a última rodada não mexeu em nada na tabela em relação ao campeão, aos que vão para a Libertadores e aos rebaixados.

O São Paulo que ganhou do Goiás sem maiores sustos, em nenhum momento deu o gostinho de campeão aos gremistas.

O Palmeiras tentou entregar a última vaga para a competição nacional, mas o Flamengo não aceitou o presente, levando uma surra na Arena da Baixada.

O Vasco sequer deu esperanças ao seu torcedor, perdendo em casa por 2x0 pro Vitória.

Verdade que a semente da "conquista" pela vaga (pois o Vasco parecia procura-la a tempo) foi plantada pelo Eurico, mas Dinamite não ajudou em nada ao demitir funcionários antigos do clube, se auto-nomear vice-presidente de futebol, contratar o fraquissimo Tita, e contratar jogadores como André, Odvan e Fernando (quem???) para tirar o time da situação em que estava.

O rebaixamento inclusive tirou o brilho da despedida de Edmundo.


Na minha opinião, o animal foi um jogador supervalorizado na carreira. Não que Edmundo não tenha sido um ótimo jogador, jogando bem no Palmeiras, Vasco, Corinthians (embora poucos se lembrem devido a sua saída conturbada e só ter jogado meio ano), Figueirense e Tókio Verdy.

Mas jamais se firmou na seleção, fracassou na Europa (esteve na Fiorentina e no Napoli), Santos, Flamengo, Cruzeiro e Fluminense e até no japonês Urawa Reds, e teve em 97 seu último grande ano.

Que fique bem claro que considero o Edmundo um grande atacante, apenas não está os melhores que vi jogar, mas ele ganhou poucos títulos individuais (exceto em 97), perdeu vários penaltis importantes, brigou com jogadores ou diretores em quase todos os clubes que passou, e foi suspenso e expulso de campo por mau comportamento diversas vezes.
A verdade é que, devido a péssimas atitudes, comportamento hostil, falta de profissionalismo (lembram das fotos dele sambando enquanto alegava contusões?) e transferências precipitadas, o Animal jamais chegou aonde poderia ter chego.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Invasão Holandesa


Pela baguatela de 27 milhões de Euros, mais um futebolista acaba de voar pela agora movimentada rota Amsterdã-Madri.

Klaas Jan Huntelaar tem 25 anos e é oriundo das categoras de base do PSV, porém foi no Ajax que viveu seus maiores momentos, após frustradas passagens pelo próprio PSV, De Graafschap, e boas passagens por AGOVV (isso existe?) e Heereven. Tem ainda a ótima marca de 18 gols em 22 jogos pela seleção holandesa, onde raramente é titular devido a presença de Nistelrooy, do qual é considerado sucessor.

No Ajax e na seleção laranja de base, formou uma ótima dupla de ataque ao lado de Babel, hoje no Liverpool.

Se jogar tudo oque sabe pelos merengues, tem tudo para botar seu compatriota veterano no banco.

É provável que Huntelaar não sinta problemas de adaptação, ao menos com o idioma, pois no vestiário do time madrilista terá a compania de Snejder, Drenthe, Van der Vaart, Robben e Van Nistelrooy. (machucado).


Na opinião deste blogueiro, hoje Huntelaar é mais jogador que Nistelrooy, se formos considerar apenas oque ambos vem jogando, e deve formar a dupla de ataque com o ídolo Raúl. E você, concorda com essa opinião???


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mais Internacional do que nunca

Não foi fácil como os Colorados queriam e eu imaginei, mas o Inter confirmou o favoritismo e conquistou a Sul-Americana.Sem fazer um jogo brilhante, porém de muita entrega, o time gaúcho contou com a estrela de Nilmar. Para alcançar o título, além da fragilidade do Estudiantes, que embora tenha jogado melhor do que na Argentina, deixou claro ser muito menos time que o Internacional.
Considero os grandes destaques do Inter na partida Lauro e a dupla de zaga Álvaro e Danny Morais pela segurança, D'Alessandro pela personalidade e óbviamente Nilmar, pelo oportunismo. Justiça seja feita Tite foi bem, só errando ao colocar o "ex-jogador" Gustavo Nery, que no pouco tempo que ficou em campo fez duas faltas violentas. Marcão (sempre atrasado) e Edinho (deixou Verón muito solto) foram mal, enquanto Alex esteve apagado (mas tinha crédito pelo que jogou na Argentina)
Parabéns ao Colorado!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Estudiando a final


Hoje no Beira-Rio (Que sabe-se lá porque tem esse nome já que o Guaíba é um lago...) o Colorado deve conquistar seu quarto título internacional em três anos: Libertadores, Mundial e Recopa (Torneio de Dubai não conta!).

O Inter não contará com o seguro zagueiro Índio e guerreiro porteño Guiñazu. Danny Morais e Andrezinho devem ser seus respectivos substitutos, embora eu preferiria colocar Ricardo Lopes na direita e trazer o Bolívar para o miolo da zaga. Na vaga de Guinazu, colocaria Taison pra fazer compania ao Nilmar, segurando mais o Magrão e o Edinho.

De qualquer forma, acredito que o Internacional só perde pra ele mesmo, embora os Estudiantes tenhão Verón, e outros bons jogadores como Andújar e Boselli.

Estudiantes deve "pegar" o Inter com Andújar; Angeleri, Alayes, Desábato e Cellay; Braña, Verón, Moreno e Benítez, Gata Fernández e Boselli.

Provável time do Colorado: Lauro(alguém sente falta de Clemer?), Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão, D'Alessandro e Alex; Andrezinho e Nilmar.


Apesar do Verón ser um dos maiores jogadores que vi jogar, com visão de jogo, bom passe, desarmes e raça, hoje sou Inter desde criancinha...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Favas contadas


Foi revelado ontem o vencedor da Ballon d'or, prêmio criado pela conceituada revista francesa France Football. O troféu premia o melhor jogador do ano do mundo, sendo que até 2006, apenas jogadores atuando na Europa concorriam ao prêmio.

A Holanda e Alemanha são os países com maior números de vencedores, 7 cada um, enquanto o Brasil tem 5 conquistas (Ronaldo/97 e 02, Rivaldo/99, Ronaldinho/05 e Kaká/07).

A bola da vez foi para Cristiano Ronaldo, artiheiro da Europa na última temporada, melhor jogador, artilheiro e campeão do campeonato inglês, e de quebra campeão da Liga dos Campeões.


Na segunda colocação ficou o argentino Messi, que não representou ameaça ao português, muito devido as suas constantes lesões. Se Messi conseguir se livrar das lesões é forte um candidato a levar o prêmio nos próximos anos.


O terceiro colocado foi Fernando Torres, que embora considero um grande atacante e fez uma ótima temporada, jogou aquém de Ibrahimovic, que foi apenas o 8º colocado.


Único representante brasuca, Kaká acabou na 8ª colocação, demonstrando assim para mim, falta de critério dos eleitores, pois David Villa (7º) só jogou na Euro,pois fez um campeonato péssimo com o Valencia, ao passo que Steven Gerrard jogou mais um bom inglês pelo Liverpool.


E você oque achou da eleição? É preocupante o fato de termos apenas um representante canarinho na lista?


1. Cristiano Ronaldo - Manchester United - 446 pontos
2. Lionel Messi - Barcelona - 281
3. Fernando Torres - Liverpool - 179
4. Iker Casillas - Real Madrid - 133
5. Xavi Hernandez - Barcelona - 97
6. Andreï Archavine - Zenit - 64
7. David Villa - Valencia - 55
8. Kaka - Milan - 31
9. Zlatan Ibrahimovic - Inter de Milão - 30
10 Steven Gerrard - Liverpool - 28
11. Marcos Senna - Villarreal - 16
12. Emmanuel Adebayor - Arsenal - 12
13. Wayne Rooney - Manchester United - 11
14. Sergio Agüero - Atlético de Madrid - 10
15. Frank Lampard - Chelsea - 8
16. Franck Ribéry - Bayern de Munique - 717. Samuel Eto'o - Barcelona - 6
18. Gianluigi Buffon - Juventus - 5
19. Michael Ballack (Chelsea) e Cesc Fabregas (Arsenal) - 4
21. Didier Drogba (Chelsea), . Ramos (Real Madrid) e Nemanja Vidic (Manchester United) - 3
24. Edwin van der Sar (Manchester United) e Ruud van Nistelrooy (Real Madrid) - 2
Não pontuaram: Karim Benzema (Lyon), Pepe (Real Madrid), Luca Toni (Bayern de Munique), Rafael van der Vaart (Real Madrid) e Youri Zhirkov (CSKA Moscou)


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sai de baixo!




Analisando agora os times da parte de baixo da tabela:

Fluminenese: Montou um belo time e um elenco forte, fez uma ótima Libertadores, mas com um técnico que não levou o Brasileirão a sério comprometeu a participação em 2008. Destaque para Thiago Neves que já e o sempre artilheiro e contestado (com razão) Washington.

Santos: Montou um time rídiculo para 2008, com direito a badalada zaga Betão, Everaldo e Fabão. Fez uma Libertadores e um brasileirão a altura do time. Contou ainda com as péssimas atuações de Kléber e Fábio Costa. Não fosse a chegada do técnico Márcio Fernandes e os gols de Kléber Pereira, teria sido rebaixado.

Náutico: Ainda lamenta a saída de Acosta (acreditem corinthianos, ele faz falta por lá...), e com um time bastante limitado corre sério risco de cair para a segundona, pois enfrenta o desmotivado Santos na Vila Belmiro, enquanto Atlético, Figueira e Vasco jogam em casa suas últimas fichas.

Atlético: Perdeu o brilho ofensivo e a velocidade, caracteristicas marcantes nos últimos anos. Tem alguns bons jogadores como Alan Bahia, Netinho, Pedro Oldoni e Viáfara mas se ressente de um ataque mais qualificado (Rafael Moura é triste...), sendo o segundo pior ataque da competição. Dificilmente ganhará do Flamengo que luta pela Libertadores, mesmo jogando em casa.

Figueirense: O time manezinho deu mostras no primeiro turno que senão faria um campeonato brilhante, também não seria rebaixado. Mas no segundo turno emplacou uma sequência de seis derrotas consecutivas e time se perdeu (assim como o bom futebol de Cleiton Xavier). Conseguiu uma boa vitória fora de casa contra o Botafogo e pega em Florianópolis o desinteressado Internacional, que deve jogar com os reservas.

Vasco: Time grande e de tradição, a alguns anos o Vasco vem se esforçando para cair. Ano passado foi superado pelo Corinthians, perdendo a vaga nas últimas rodas. Mais uma vez montou um time fraquissimo, mesclando "ex-jogadores" de nível questionável como Beto e Odvan com "jovens talentos" vindos de times como Madureira e Americano. E se a sorte acompanha os competentes, o azar parece seguir o time da Colina, e até o bom goleiro Tiago fez um terrível campeonato. Decide a permanência em casa contra o Vitória, mas por não depender somente de suas próprias forças, deve conquistar sua almejada vaga...

Portuguesa: Veio a passeio para a Série A, só para matar a saudades... E Diogo já se mandou para a Grécia.

Ipatinga: Um ano histórico para o time mineiro. O time foi rebaixado no campenato mineiro (disputado por quatro clubes), trocou todo o elenco para a disputa do campeonato, não se impôs em casa, perdeu Gérson Magrão para o Cruzeiro. Lamentável, esperava ao menos mais demonstração de Profissionalismo do Ipatinga.