sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cleiton Xavier, coadjuvante com estrela!


O grande destaque do início temporada do Palmeiras já tem nome: KEIRRISON!!

Não se fala mais em outro jogador, até mesmo Ronaldo parece ter ficado em segundo plano.

Não sem motivo, pois o garoto tem futebol e vem demonstrando, inclusive já poste sobre ele aqui ainda ano passado.

Mas se Keirrison é o camisa 9 responsável pelos gols, a 10 de Ademir da Guia tem outro dono: Cleiton Xavier! E como tá jogando bola! Arma, chega para concluir, tem preparo físico e sabe marcar (para quem lembra ele começou discretamente como volante no Inter).

Se falam em Douglas, Lúcio Flávio e Hernanes como os grandes armadores do Paulistão, acho que já podem colocar o Cleiton nesta lista.

Confesso que até estranhei não ter ouvido falar em outras propostas para o jogador no fim de ano, visto que ele marcou 13 gols no brasileirão do ano passado!

E quanto ao Palmeiras, se vai dar certo, eu não sei, mas tem tudo para ser um time que jogue com muita velocidade e apresente um futebol agradável...




Só para levantar polêmica: Embora Valdívia fosse mais talentoso, acho o Cleiton mais produtivo para o time, tem raça, liderança, não discute com a arbritagem e tem fama de cai-cai.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Robinho: Eu acredito nele!


Olha, não boto a mão no fogo por mim, mas nessa polêmica do futebol inglês (eles amam uma boa polêmica...) eu sou mais Robinho.

Não que o atacante seja um exemplo de bom moço como Kaká, muito pelo contrário, basta lembrar como forçou a barra e agiu de forma duvidosa para sair do Santos e do Real.

Mas está longe de torná-lo um canalha, ou um cafajeste de marca maior. Robinho sempre foi considerado por seus companheiros um boa-praça, cara de sorriso fácil e bom de papo, como fica bem claro em suas entrevistas.

Quando morou em Madri, embora tenha sido visto nas noitadas por diversas, jamais ouviu-se rumores de mulheres, orgias ou outras atitudes típicas de gente famosa. Até porque se estou bem informado, o craque está com a mesma mulher desde que era desconhecido no Santos, inclusive já tem filhos.

Sei lá, pode ser, pode não ser, mas até que se prove o contrário, acredito na inocência de Robinho, mesmo porque a cada semana uma celebridade é acusada de estupro...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Há Solução para a seleção??


Ontem o Dunga anunciou os 22 jogadores selecionados para o amistoso da Itália... lamentável!

Doni, Maicon, Luisão, Tiago Silva (Milan - Não pelo futebol, mas por estar completamente fora de ritmo já que nem jogará por enquanto), Adriano (Sevilla), Adriano (Boteco), Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg, um time do tamanho da Ponte Preta e ainda por cima o cara nem consegue ser titular absoluto) e a "grande novidade" Felipe Melo.

Depois vem aqueles rankings internacionais e colocam o Dunga em 8º! O 9º deve ter sido o Mauro Ovelha, empatado com o Gonzaga Milioli...


Bom, não esperava nada melhor que isso de alguém que disse que prefere o Afonso Alves ao Amauri!


Verdade é que Dunga não deu certo na seleção, pois para nós acostumados com Pelé, Falcão e Romário, não basta só ganhar, tem que jogar bem de verdade! Na Copa América o Brasil só jogou 2 jogos, a semifinal e a final, as demais partidas só valeram pelo resultado!


E tem mais, me lembro muito bem que em 2002 o Djalminha era um dos favoritos para ir a Copa, bateu no técnico do clube dias antes e acabou ficando de fora. Perfeito! O Adriano, bebe, falta a treinos, briga em campo, não faz gols e é "punido" com uma convocação para a maior seleção de todos os tempos!





Felipe Mello... ainda não acredito...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estaaá valendo!


Demorou, mas a bola já está rolando em todos os estaduais!


Vamos começar dessa vez pelo Rio de Janeiro:


NO GERAL: A volta do simpático Bangu (que perdeu), times inexpressivos e arbitragens pavorosas (Não é mesmo Flamengo e Botafogo??). Apesar disso, considero que houve um grande avanço com a volta das partidas dos grandes no interior e o fim da era Eurico no Vasco, último representante de uma classe obscura de dirigentes (Montenegro, Kléber Leite, Dualib, Mustafá Contursi etc).


Flamengo: Valeram os 3 pontos, ainda se formos considerar o "impedimento" e a grande atuação do goleiro-vovô Adriano do Friburguense. Aílton parece ser um bom jogador e Zé Roberto pode ficar com a vaga de Paraíba, que foi mal e existem rumores que pode deixar o "Framengo". Nas primeiras rodadas oque vale são os pontos e ajeitar o time. Está muito a frente dos adversários.


Vasco: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima (Nilton), Jéferson e Alex Teixeira (Faioli); Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão (Carlos Antônio). Foi esse o time derrotado pelo Americano em São Januário. Com esses jogadores nem precisa usar a desculpa de início de temporada...


Fluminense: Apesar de o time ser inferior ao do ano passado, poderia ter ganho da Cabofriense se não fossem as péssimas finalizações. Sentiu o ritmo do jogo e acabou sem pernas. As expectativas são boas embora existam posições carentes e Jaílton seja titular...


Botafogo: Jogo com arbitragem confusa e indecisa, onde também valeram mais os pontos conquistados do que o futebol apresentado. Maicossuel (o 10 do time) foi bem e fez os dois gols, porém a mim e muitos botafoguenses ele ainda inspira desconfiança...veremos! Reinaldo (ex Fla e São Paulo) não jogou e o ataque foi formado pelos fracos Diego e Vitor Simões.


Agora em São Paulo:


NO GERAL: Até o momento apenas pontos positivos, os grandes estão fortes, e há times pequenos que podem surpreender como o Barueri (que tem um bom time), Ponte Preta e Guarani (o bugre ressurge das cinzas).


Corinthians: desfalcado, fez uma partida boa defensivamente e razoável ofensivamente contra o Bragantino. Os laterais não capricharam nos cruzamentos (e foram muitos!) e faltou jogadas individuais. Lulinha, Wellington Saci e Souza foram bem.


São Paulo: o Coração Valente estreou da melhor forma possível, dando a vitória para o São Paulo sobre a Lusa. O time não sentiu falta de entrosamento e o desfalque de Rogério no próximo jogo não deve afetar muito o time.


Palmeiras: Surpreendeu positivamente. A presença de Keirrison elevou em alguns patamares o status do time. Willians, Marquinhos (que ainda não jogou) e Cleiton Xavier também são ótimos coadjuvantes. A zaga é fraca é falta um companheiro para Keirrison.


Santos: Uma vitória para dar moral ao time praiano, de virada em cima do Norusca e fora de casa. Rodrigo Souto e Kléber Pereira (sempre ele!) marcaram. Tem boas opções no banco para o ataque (Bolaños que ainda não chegou, Molina e Maikon Leite que está terminando sua recuperação). Assim como o Palmeiras o ponto fraco é o miolo de zaga.


Nos outros campeonatos, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Atlético Paranaense, Vitória e Bahia ganharam. Atlético Mineiro e Coritiba empataram.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

100 milhões por Kaká??


Tá em todos os sites esportivos e noticiários.


O tal do xeque, dono do Manchester City, ofereceu 100 milhões de Euros pelo Kaká, e o Milan teria balançado com a proposta. Até parece uma notícia comum se não parar pra pensar na quantia. Em plena crise mundial!!


100 milhões de Euros??? 336 milhões de reais?? Dá pra comprar uns 15 mil carros populares... 15 mil!!!

Ou pra quem preferir uns 330 apartamentos grandes, no Leblon, bairro chique do Rio!

Agora eu pergunto: Precisa? Faz sentido? Ou é só um garoto mimado brincando de manager de futebol querendo provar que com dinheiro tupo pode?


Não gosto disso, assim como não gosto de Roman Abramovic e os outros tios Patinhas do Futebol! Aliás, deveria ser proíbido clube de futebol ter dono, os caras inflacionam o mercado e pensam que podem comprar tradição e torcida assim na marra...em um ou dois anos com 3 ou 4 títulos, simplesmente ignorando os 50, 100 anos que os clubes de verdade levaram para construir uma uma imagem sólida.

Depois de um certo tempo, o cara cansa de esbanjar tanto dinheiro (não foi assim que ficou rico) e começar a delapidar o elenco, como está fazendo o russo do Chelsea.

Sem falar que tudo isso me cheira a lavagem de dinheiro.

Oque o Chelsea acrescentou ao futebol, se não inflação no mercado? Que título internacional venceu? Que grande jogador revelou? Nenhum!


Pior ainda o City, time sem graça, pequeno e sem títulos! Não merece o Robinho que tem! Um ano morrendo da fome, e no outro contratando a seleção da FIFA. Devem se sentir muito orgulhosos os dirigentes do clube, que nada fizeram pra merecer tal grana, além de entregar o clube nas mãos de um estrangeiro que entende tanto de futebol quanto eu de beisebol!


Mas os deuses da bola e a crise de mundial há de acabar com esses usurpadores do futebol! Malas sem alça!


E viva os clubes que respeitam suas raízes e primam pela competência ao invés de esbanjarem rios de dinheiros! Dá-le Barça, Atlético de Bilbao e Aston Villa (Que até Liga dos Campeões tem!)


E o tal do Milk-shake do City que vá gastar sua fortuna acabando com a fome na África!Metido!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E no resto do Brasil...


Começando por Minas...


Atlético Mineiro: Juninho, Carlos Alberto, Marcos, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Renan, Junior e Renan Oliveira; Marques e Diego Tardelli.

banco: Edson, Sheslon, Welton, Serginho, Tchô, Lopes e Éder Luis.


O time titular é bem razoável, o goleiro é confiável, o miolo de zaga seguro, e o meio tem jogadores interessantes, embora Junior não vá poder participar de todas as partidas 90 minutos. O ataque é fraco, assim como as laterais, principalmente Feltri. O banco também deixa a desejar, mas o Galo deve chegar a final do Mineiro, embora não como favorito.

Muito pouco para uma torcida que quer esquecer o centenário frustante de 2008, quando perdeu inclusive os 4 clássicos para o Cruzeiro, com direito a um 5x0 na final do estadual.


Cruzeiro: Fábio, Jancarlos, Espinoza, T. Heleno e Sorín; Fabricio, M. Paraná, Ramires e Wagner; Guilherme e W. Paulista.

banco: Andrey, Fernandinho, Léo Fortunato, Henrique, Elicarlos, Gérson Magrão, Soares e Rômulo.


O Cruzeiro sai na frente do Galo, por mantido seu trio destaque em 2008, e ter achado um parceiro a altura para Guilherme, algo que fez muita falta ano passado. De negativo a zaga que não é confiável e os laterais que já fizeram boas temporadas mas não foram bem na última temporada. A raposa é favorita ao título, embora estar na Libertadores possa atrapalhar seu desempenho.



Agora para o Rio Grande!



Grêmio: Victor, Thiego, Réver e Léo; Souza, Diogo, W. Magrão, Tcheco e Jadilson; Perea e Alex Mineiro.

banco: Marcelo Grohe, F. Santos, Ruy, F. Ferreira, Makélélé, Douglas Costa, R. Morales e Reinaldo.


Bom time, mas ficaria melhor no 4-4-2, com Thiego dando lugar para o jovem e bom meia Douglas Costa, mas dificilmente Roth sairá do 3-5-2. Rafael Carioca fará falta. Precisa um segundo atacante titular para fazer compania para Alex Mineiro. Apesar do time ser menos habilidoso que o do Inter, entra com iguais chances de títulos.


Internacional: Lauro, Bolívar, Índio, Alvaro e M. Cordeiro; Magrão, Guiñazu, Andrezinho, D'Alessandro e Alex; Nilmar

banco: Clemer, Marcão, G. Nery, Sorondo, Sandro, Rosinei, Giuliano e Leandrão.


Excelente time e bom elenco, provavelmente o mais talentoso do Brasil. Só falta um lateral direito e um companheiro para Nilmar. Giuliano é talentoso e na minha opnião deveria ser titular na vaga que irá abrir com a saída de Edinho, porém Andrezinho deve começar. Talvez o Colorado leve pequena vantagem por não disputar a Libertadores, mas meu palpite é que este ano o título irá para o Olímpico. Mas é apenas um palpite.


Meus outros palpites (estes sim baseados nos campeonatos que os times irão disputar e nos times) são: Corinthians, Flamengo e Cruzeiro. E acho até que Avaí sai da fila do estadual. É esperar pra ver!


E para você, quem são os favoritos?


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Janeiro no Rio


Hoje, continuando minha análise superficial de como começam as principais equipes, vamos as equipes cariocas, que a exceção do Flamengo perderam jogadores importantes para os times de São Paulo, numa prova definitiva de quem está dando as cartas no momento atual do futebol brasuca.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Angelim, F. Luciano e Juan; Toró, Kléberson, Ibson e Zé Roberto; M. Paraíba e Obina.
banco: Diego, Egídio, Fabricio, Jonatas, Willians, Fierro, Josiel e P. Sérgio.

Bom time, mas o elenco é fraco, a chegada de Zé Roberto (que deve demorar a ter condições de jogo) acrescenta muita qualidade ao time se o jogador veio para jogar ao invés de criar polêmicas como no Botafogo; Entre os titulares só falta um centroavante mais goleador, e no banco as opções são muito fracas. Mas o carioca é uma competição curta e o time já vem entrosado de 2008, por isso considero favorito.

Fluminense: F. Henrique, E. Ratinho, L. Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Conca e Tartá; Éverton e Leandro Amaral.
banco: Ricardo Berna, Mariano, Xandão, Mauricio, Jailton, W. Monteiro, L. Domingues e Roger.

Time mediano, sem boas opções no banco, apostando em jogadores que não renderam em outros times como Leandro Bonfim, Roger e o fraquissimo Jaílton. Pode disputar o título por falta de concorrência.

Botafogo: Castillo, Alessandro, Juninho, Teco e Eduardo; Batista, L. Guerreiro, Túlio Souza e Maicossuel; Weldon e Reinaldo.
banco: Renan, Thiaguinho, Emerson, Fahel, Jean Carioca, Victor Simões e Zárate.

Muito fraco. Juninho e Reinaldo, os melhores jogadores são apenas razoáveis, o goleiro é baixo, e Maicossuel "não" joga a 3 anos. Após 2 ou 3 anos de recuperação o Glorioso parece ter perdido o rumo novamente. Deve sofrer para conseguir uma das vagas.

Vasco: Tiago, Fagner, Gian, Fernando e Fernandinho; Nilton, Amaral, Léo Lima e C. Alberto; Alan Kardec e Alex Teixeira
banco: Rafael, P. Sergio, Titi, Pedro Vera, Leandro Bonfim, Philippe Coutinho (revelação já vendida a Inter de Milão, ficará no Vasco até 18 anos - tem 16) e Pinilla.

Péssimo. Tiago fez um horrivel brasileirão em 2008, Fagner, embora revelação, não joga faz tempo, Léo Lima e Carlos Alberto embora tenham futebol são apostas. Resta confiar no bom garoto Alex Teixeira. Com esse time o Vasco não deve conseguir a classificação, e se a série B começasse hoje, não entraria como favorito.

E depois quando as emissoras pagam "x" para os Paulistas e "x" dividido por 3 para os cariocas, não entendem porque...

Muitos desses jogadores que ficarão no banco dos clubes grandes poderiam ser emprestados aos clubes pequenos nos estaduais, fortalecendo-os, desafogando a folha salarial e dando ritmo de jogo a esses jogadores que somente irão compor os elencos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Após as férias...







Nada como aproveitar as férias pra viajar, ainda assim não me desliguei completamente do futebol e aproveitei minha passagem por Campinas para conhecer os estádios de Guarani e Ponte Preta (curiosamente a 500m um do outro).






Bom, vou começar fazendo uma ánalise superficial dos clubes paulistas, suas prováveis escalações e principais reservas:






Corinthians: Felipe: Alessandro, William, Chicão e André Santos; Fabinho, Elias, Douglas e Morais; Dentinho e Ronaldo.



Banco: Julio Cesar, Jean, Escudero, Cristian, Túlio, Lulinha, Souza, Acosta e Jorge Henrique.






Acho um bom time, defesa consistente, meio de campo forte e ataque com boas opções; Poderia ter um lateral direito mais qualificado, embora Alessandro não seja ruim, e falta um armador reserva.






Souza deve quebrar o galho quando Ronaldo não tiver condições e Acosta ainda não mostrou seu futebol pelo alvinegro.






São Paulo: R. Ceni, Miranda, André Dias e Renato Silva; Wagner Diniz, Arouca, Hernanes, Hugo e J. Wager; Dagoberto e Borges;



Banco: Bosco, Anderson, Zé Luis, Jr Cesar, Jean, Richarlyson E. Costa, Washington e André Lima.






Certamente o elenco mais forte entre os grandes, pode variar 5 ou 6 jogadores por partida e manter um bom nível. O time é mais qualificado e completo que ano passado. Só não considero favorito pois deve priorizar a Libertadores.






Acredito que ainda caberia um meia armador titular nesse time (o tricolor tentou Conca) e um 2º atacante reserva, mas o time é bem acima da média.






Palmeiras: Marcos, Wendel, Gustavo, Mauricio e Armero; Pierre, Sandro Silva, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny e Marquinhos.



Banco: Deola, David, Jéci, Fabinho Capixaba, Jumar, Evandro e Williams.






O mais desorganizado entre os grandes; Abriu mão de jogadores que foram bem em 2008 como Leandro e Alex Mineiro, e apesar da parceria com a Traffic fez contratações modestas; Se quer conta com centroavantes no elenco e o fraquissimo Lenny (que não faz gols) deve começar como titular.



Se não acordar, corre sério risco de sequer passar as semifinais.






Santos: Fábio Costa, Luizinho, Adailton, Fabiano Eller e Kléber; Germano, Rodrigo Souto, Molina e Lúcio Flávio; Roni e K. Pereira.



Banco: Douglas, Triguinho, Domingos, Germano, Madson, Bolanõs, Maikon Leite e Tiago Luís.






Após um 2008 patético, quando ficou em 7º no Paulistão, caiu nas oitavas na Libertadores e sofreu no Brasileirão, o Santos dá indícios de recuperação, trazendo bons reforços e mantendo os poucos destaques. Kléber pode perder posição para o bom Triguinho e Roni parece um bom nome para jogar ao lado de Kléber Pereira. Tem ainda Neymar, que pode ser lançado das categorias de base. Acredito numa boa campanha do Peixe.






Acho que Corinthians, Santos e São Paulo estarão entre os quatro semifinalistas, enquanto o Palmeiras terá que suar a camisa para conseguir conciliar a Libertadores e o Paulistão com o time enxuto que montou.






Mas como já dizia Jardel, a teoria na prática é outra...huahuahaha