quarta-feira, 18 de março de 2009

Mr. Gerrard



Gerrard é a mistura exata entre um gentleman e um torcedor apaixonado, tanto dentro como fora de campo.


É fanático pelo clube onde surgiu e sempre jogou, e várias já declarou seu ódio pelo Everton, arquirival.


Raramente discute com a arbritagem, leva cartões por indisciplina ou é expulso, embora seja também um dos melhores marcadores da Inglaterra.





Sabe bater faltas, escanteios, penaltis, organizar o time, fazer lançamentos e talvez sua característica mais conhecida e temida: os chutes de fora da área.


Por sua boa qualidade de finalização e saber segurar a bola, poderia ser um bom atacante. Por sua qualidade e visão de jogo, um excelente camisa 10 (como é atualmente). Por seu forte poder de marcação, até mesmo um cabeça de área ou líbero. E finalmente, por seus lançamentos e preparo físico, um excelente lateral....





Alguma dúvida de que se trata de um dos mais completos jogadores da atualidade?





Só falta mesmo um título nacional e jogos mais convicentes pela seleção (onde incrivelmente todos deixam a desejar).







Ah se o Real tivesse um Gerrard... Mas de acordo com as especulações, quem sabe???

sexta-feira, 13 de março de 2009

Boca Seniors


O experiente time do Boca está passeando no fraco grupo da Libertadores, que tem o Deportivo Táchira, Deportivo Cuenca e Guarani. Tá todo mundo de olho...

A base do time é:

Abbondanzieri: um goleiro limitado e talvez já um pouco velho, mas é experiente, e conhece o caminho.
Ibarra: outro jogador experiente e rodado do time, tem qualidade no apoio.
Cáceres e Paletta: Uma boa dupla de zaga que completa, oque Paletta não tem de velocidade e técnica, Cáceres
Morel Rodriguez: Lateral com mais vocação defensiva.
tem de sobra, deixando a desejar no jogo áereo e força, expecialidades de Paletta.
Battaglia e Diaz: Boa dupla de volantes, onde o primeiro é mais técnico e o segundo mais forte.
Riquelme e Noir: O craque, símbolo do time, e a grande revelação e esperança de um bom futuro para o time.
Palácio e Palermo: um craque veloz, driblador e artilheiro, juntamente com um centroavante competente que muitas vezes é motivo de escárnio para os brasileiros por sua visivel falta de habilidade, mas que sabe como poucos jogar a Libertadores.

Não é o melhor Boca dos últimos anos, mas trata-se de um grande, que se tiver a pegada de sempre e La Bombonera cheia, vai dar muuuito trabalho...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Pode não ser mais fenômeno mas ainda é Ronaldo!


Só uma palavra define esse cara: Superação!


Confesso que que nem eu mais acredita numa terceira volta por cima.


Em resposta a camisa arrogante do Manchester, dizendo que só existe um verdadeiro Ronaldo (se referindo a Cristiano Ronaldo) fui obrigado a postar essa foto...


E diga-se de passagem, que freguesia dos clubes italianos em relação aos ingleses! 3x0!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Liverpool, o Boca europeu?? (e vermelho...)


Parece mentira, mas não é, mais uma vez o Liverpool chega forte para as quartas de finais da Liga dos Campeões, e não vou me espantar se forem campeões. Eta timizinho com pegada nos mata-matas!

Nos últimos anos, foram duas finais e uma semi-final, com direito a um título. Em nenhuma delas, na minha opinião, o Liverpool tinha mais time que os outros. Exatamente pelo contrário.

Assim como na América o bicho papão é o Boca (por pior que seja o time) os adversários temem quando enfrentam o time dos Beatles, principalmente por dois motivos: tradição e Gerrard.


Tradição de chegada como poucos tem (Milan e Real principalmente, porém o primeiro vem passando por dificuldades e o segundo não vem conseguindo se impor em campo), faz a diferença sim, principalmente em Anfield Road.


Gerrard merece uma postagem a parte...


Uma análise superficial do time desta temporada, que está voando também no campeonato inglês:


Gol: Reina é bom goleiro (não o considero fora de série)

Laterais: Ponto fraco do time, Fábio Aurélio não consegue fazer 5 partidas seguidas, Dossena e Arbeloa são muito limitados.

Zaga: Skrtel e Carragher podem não ter a técnica de um Baresi, mas impõe respeito, vão bem na jogada área e crescem nos momentos decisivos.

Meio campo: Joga por música, Mascherano e Xabi Alonso se completam e sabem sair como poucos para o jogo. Na armação Gerrard desequilibra, só faltaria um meia atacante mais qualificado.

Ataque: Apesar de Kuyt jogar muito feio (e ser feio também), ele é importante para o time, tem raça, não desiste das jogadas, tem um bom passe e faz gols em partidas importantes, oque o torna extremamente útil em uma competição como a Liga. Fernando Torres é a tradução de centroavante moderno, tem boa técnica, estatura, finaliza bem e sabe se posicionar.


Com o Manchester voando também como está, acho que o sinal vermelho está mais ligado doque nunca este ano...

terça-feira, 10 de março de 2009

Ataques em boa forma!


Ronaldo, Borges, Washington, Keirrison, Kléber Pereira, Nilmar, Alex Mineiro, Fred, Leandro Amaral e Wellington Paulista. Ufa! Fazia tempo que não haviam tantos bons centroavantes jogando aqui na nossa terrinha!




Justamente numa fase em que os gols dos artilheiros estavam meio "minguados" (o último a fazer mais de 25 no brasileirão foi Dimba), eis que surge uma nova era de luz!


Ronaldo e Fred estiveram na copa de 2006, e voltam após temporadas pífeas, mas sem dúvidas estão muito acima da média e devem fazer uma boa temporada.

Washington nunca encantou e sempre fez gols, o mesmo que Alex Mineiro (um pouco mais técnico) e Kléber Pereira. Borges, Wellington Paulista e Leandro Amaral estão no mesmo nível e possuem estilos parecidos.


Nilmar (que me lembra Bebeto) e Keirrison (que acho parecido com Careca) podem brigar diretamente por uma vaga na copa (Ronaldo teria condições de correr por fora??), mas dificilmente ambos chegaram lá, pois me parece que 3 vagas são de Robinho, Luis Fabiano e Pato (que não para de fazer gols). Dificil acreditar, mas até Adriano ainda está na disputa...


E fiquem de olho no garoto Ciro do Sport, tem estrela, sabe botar na rede e não tremeu na Libertadores...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Beckham: A pedra fundamental??


Primeiro foi o Kaká que disse que o bretão é fundamental ao Milan, e esta semana foi a vez de Ancelotti fazer mais uma das suas.

O técnico (até quando?) dos Rossoneri afirmou que o Beckham é melhor do que ninguém mais, ninguém menos que o próprio Kaká!
Pra mim isso soa tão estúpido quanto afirmar que o Souza é mais importante que o Chicão, Josiel mais que Ibson, Zé Luis mais que Hernanes, Armero mais que Keirrison etc...

Na minha visão, Beckham jogou tudo oque aquilo que teoricamente joga somente no Manchester, em algumas vezes pelo Real e na seleção, viveu a carreira inteira "as custas" de cruzamentos e bolas paradas (perfeitas incontestavelmente) e só. Ou você já viu várias vezes Beckham desarmar, driblar, disparar na velocidade ou chegar na área pra finalizar? Eu não...

Agora, o Ancelottié brincadeira, ano passado chegou a treinar com o Pato de lateral, tem o rabo preso com o Seedorf (tempos que não joga nada, mas é líder do grupo), escala o time com 4 volantes (Gattuso, Pirlo, Seedorf e Ambrosini) e agora solta uma dessa.

Se é necessário uma renovação no Milan (e fica evidente que é) deve começar pelo técnico, afinal foi ele o responsável por indicações como Senderos, Bonera, Borriello, Antonini, Oddo, Kalac, Emerson etc...

E a gente reclama do Dunga...

quinta-feira, 5 de março de 2009


Bom, após umas "férias" por inúmeros motivos, estou de volta ao blog, desta vez para ficar! Vou atualizar diaramente de segunda a sexta, invariavelmente. Podem cobrar!


Poderia postar sobre a estréia do Ronaldo, que entrou bem, procurou o jogo, se movimentou bastante, mostrou ser muuuuuuuito melhor que o Souza e mostrou também que ainda está meio "fortinho". Como pode alguém ter tanta dificuldade em perder peso?


Mas enfim, deixemos o Ronaldo pra lá....


Depois uma história mais longa que novela mexicana, o Fred finalmente vestiu a camisa do Fluminense. Um EXCELENTE reforço! Na minha visão, hoje, só o Palmeiras tem um atacante de nível superior, o ex-cruzeirese que se destacou entre 2003 e 2005 no Cruzeiro, tem tudo para formar um fantástico trio ofensivo com Thiago Neves e Leandro Amaral. É o tipo centroavante moderno, tem boa técnica, que sabe tabelar, fazer gols de cabeça, cobrar penaltis, e claro meter muita bola na rede.


Quem sabe ele não deslancha a fazer gols e disputa uma vaguinha na seleção?? Estou na torcida, é esperar pra ver!
Abaixo, todos os gols do Fred com a camisa do Cruzeiro em 2005

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sport de alto nível


Tou impressionado com o desempenho do Sport nos últimos dois anos... deve fazer os torcedores do Santa Cruz (na terceirona) se roerem de inveja.


Pra ser bem sincero não sei como é a estrutura lá, mas já paseio a acreditar no trabalho da diretoria.

Conseguem extrair muita bola de jogadores apenas medianos, como Durval (um monstro na bola área), Magrão (goleiro), Sidny, Sandro Goiano, Daniel Paulista, Fumagalli, Weldon e Luciano Henrique, a maioria com passagens medíocres por grandes equipes. Carlinhos Bala no ano passado e Paulo Baier (o eterno) neste ano são as exceções.


O Leão da Ilha do Retiro já está dominando o estadual a 3 anos, ano passado conquistou a Copa do Brasil em cima do Corinthians de forma memorável após estar perdendo por 3x0 até 45min do segundo tempo no primeiro jogo.


Acho dificil, mas não impossivel o Sport se classificar para as oitavas na Libertadores, mesmo estando no grupo mais complicado e com adversários tradicionais (LDU, Palmeiras e Colo-Colo).

A primeira tarefa o time já cumpriu...


É esperar pra ver...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem não paga, não leva (títulos)


O Corinthians ainda deve dinheiro para o Leão, o Passarela, o Lyon (pelo Nilmar) e até pro Batata...


E assim como o Timão, há muitos outros times com negócios no mínimo obscuros na conta. O famoso CT Rei Pelé está arrendado na Justiça em favor do Fábio Costa (que joga por lá), Edmundo e Romário tem contas a ver com o Vasco que fechariam as portas do clube.


Quando se demite um técnico ou dispensa-se um jogador, você está sujeito a uma multa contratual que costuma ser salgada. O seu clube pode estar pagando ainda para o Zé das Couves que fez três partidas em 1992...


Em outras palavras: nunca é negócio dispensar um jogador, vende, troca, tenta um acordo, empresta, coloca no time B. O jogador dispensado é esquecido rapidamente pela mídia e pela torcida, mas continua a onerar os clubes por meses e até anos!


Todo ano acontece isso com pelo menos 3 clubes que vão jogar a série A: o time vai mal no estadual, a torcida cobra, e adiretoria dispensa 10 jogadores, contrata 8 e chama 2 da categoria de base. Me deêm só um exemplo em que essa maneira de trabalhar funcionou...


O Ronaldo no Real Madrid, Shevchenko no Chelsea, Kluivert no Valencia e até mesmo o Adriano na Inter, jamais foram dispensados, apesar dos altos salários e da baixa produtividade.


Aonde chegou o Botafogo ano passado, que vinha bem no primeiro turno, aós o anúncio de salários atrasados?


Não importa se os jogadores ganham 200 mil ou não, fez a oferta, assinou o contrato, tem que cumprir e pagar no dia certo! Imagina jogadores chegando atrasados no estádio para jogar...


Enquanto os clubes brasileiros não tomarem ciência disso, além de administrarem com firmeza, seriedade e honestidade, volta e meia ouviremos novas-velhas notícias sobre salários atrasados...não é mesmo Kléber Leite????


Hipócrita!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O problema do Rio


Eu sei que pode parecer pegação no pé. mas não é mesmo. O campeonato carioca está respirando por aparelhos.

Antes de mais nada, simpatizo com alguns times pequenos do Rio, como Volta Redonda, Madureira, América (que não disputa esse ano), e Olaria (também fora). O Americano também incomodou alguns anos atrás. São clubes tradicionais e já revelaram muita gente boa (com certeza vocês ao menos ouviram falar em vários jogadores da foto acima).

Mas oque tem se visto nos últimos anos, são pisões nos pequenos, seja impedindo-os de jogarem em suas respectivas cidades, ou então com arbritagens que se não são forjadas, são ao menos ridículas.

Em São Paulo há vários times além dos 4 grandes, há vários que dão trabalho, como Portuguesa, São Caetano, Bragantino, Santo André, Barueri e Guarani.
Na minha visão apenas o Palmeiras se classificará com tranquilidade, e tenho quase certeza que um dos grandes ficará de fora.

Claro que muito provavelmente as administrações desses clubes pequenos do Rio tenham sua culpa, mas será que Flamengo, Vasco, Botafogo Fluminense não podem dar o chute inicial?


O quão importante será o Erick Flores e o Maxi para o Flamengo, Philippe Coutinho para o Vasco, Xandão, Wellinton Monteiro e Éverton Santos no Fluminense, Jouglê, Jean Carioca e Diego ao Botafogo, para que estes times sejam campeões carioca ou não?


Emprestar esses jogadores, e ainda jovens talentos da categoria de base e destaques da equipe B, poderia aumentar consideravelmente a competitividade, daria ritmo de jogo a aqueles que não seriam aproveitados, e dar experiência aos mais novos. O clube grande poderia ajudar pagando parte do salário, e em troca ter prioridade nas negociações dos valores que surgirem nos pequenos.


O sistema de disputa, embora até seja interessante, favorece muito os times grandes, pois as chances de um pequeno surpreender nos dois turnos é mínima.


O time reserva do Flamengo é muito melhor que o Mesquita, isso é péssimo pro campeonato.


O último campeão fora os 4, foi o Bangu em 1966. 1966!!!


Se quiserem manter assim tudo bem, mas por favor não usem o carioca como parâmetro para a disputa do brasileiro. Totalmente sem nexo...





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Seleção: Robinho + 10!


Por enquanto Felipão pode aproveitar sua folga a vontade. O Brasil venceu e convenceu contra a Itália.
O primeiro tempo foi ótimo e segundo foi bom.

Notas:

Júlio Cesar - 7 : foi bem nas poucas vezes em que foi exigido. Além de boas defesas, passa segurança a zaga após ter ganho maturidade na Inter.

Maicon 6,5: O lateral catarinense que arrasa em Milão mas é duramente contestado no Brasil por seu estilo de jogo com mais força física, disposição e marcação, foi bem, embora não brilhante.

Lúcio e Juan 7: ótima partida do miolo de zaga da seleção, muita marcação, poucas faltas e quase nenhum passe errado. Juntamente com os laterais souberam fazer a linha de impedimento.

Marcelo 7: muito importante ofensivamente, tem qualidade no passe, sabe driblar e tem velocidade. Fez uma boa partida, só precisa aprender a marcar mais.

Gilberto Silva 7,5: Foi muito bem na marcação, marcou bastante o burocrático meio de campo italiano e milagrosamente errou poucos passes. Agora sim não sai do time tão cedo...

Felipe Mello 7: Boa estréia do volante na seleção, ajudou bem na marcação e saiu com qualidade para o jogo. Ao contrário do que imaginei, superou as expectativas e merece uma nova chance.

Elano 8: O meia do City se sentiu de fato em casa e foi um dos melhores da partida, abriu o placar e quase fez um golaço de fora da área. Provou ser útil a seleção.

Ronaldinho 6,5: Não foi aqueeele retorno, mas Ronaldinho jogou certinho, tentou umas jogadas de efeitos e se sentiu a vontade. Tomara que se seja o início de um novo ciclo de Ronaldinho na seleção.

Robinho 8,5: Excelente partida de Robinho, para o mim o principal jogador da seleção desde a copa (embora jogue bem com a amarelinha, Kaká ainda não conseguiu jogar tudo oque sabe). Fez um golaço que teve disposição, drible e poder de finalização.

Adriano 5: Oque ele foi fazer lá?? Nem dá pra culpar muito o imperador destronado, sua escalação foi totalmente ilógica, o momento era de Alexandre Pato.

Dunga 8,5: Soube montar o time na base da conversa, tirou Josué do time titular e a seleção ganhou de um adversário tradionalíssimo. Só errou ao investir em Adriano

Esse time (com Luis Fabiano) mais as opções de Hernanes, Ramires, Alex, Nilmar e Keirrison tem tudo para fazer partidas bem melhores doque em 2008.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Amauri: Ele é nosso?


A polêmica está pegando fogo. Dunga reclamou, chegou a dizer que preferia Afonso, mas cedeu e acabou convocando Amauri.

História acabada? Longe disso...


Os diretores juventinos numa clara atitude nacionalista (e egoísta) não liberaram o jogador.

Esclarecendo: O cara dá duro lá todos os dias, faz gols importantes, foi convocado pela primeira vez para a maior seleção do mundo, correria risco mínimo de lesão (provavelmente entraria no fim do 2º tempo de um amistoso!) e os dirigentes bateram o pé!

Enquanto iisso o técnico da Azzurra continua assediando o atacante.

Em tese, a concorrência é maior e mais forte na seleção brasileira (visando 2010). 3 vagas devem ficar com Robinho, Luis Fabiano e Pato. Amauri concorreria com Adriano (que precisa parar de beber e voltar a jogar), Nilmar, e Keirrison que pode correr por fora.

Na Itália, ninguém está muito na frente na disputa pelas vagas. Toni e Del Piero (eterno reserva) devem estar lá, Giliardino vem jogando bem. Di Michele, Acquafresca e outros jogadores apenas medianos também disputam. Contaria ainda a favor de Amauri o fato de jogar com Del Piero, Chiellini e Buffon, presenças quase certas na seleção.


Honestamente, considero "Amáuri" um bom atacante, é goleador, sabe cabecear e fazer tabelas, porém em anos melhores (Romário, Ronaldo, Bebeto, Edmundo, Amoroso, Marcelinho, Túlio, Sávio e Élber jogaram muito na mesma época) talvez nem fosse muito cogitado para a seleção. Mas em tempos de vacas magras, não dá para ficar desperdiçando opções por aí.

Fico doente só de ver Josué e Gilberto Silva e pensar que poderia ser Marcos Senna e Deco.


Então, abram os olhos Dunga, Ricardo Teixeira ou seja lá quem for, porque como diz o ditado: em terra de cego...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Beckham no Milan, Quaresma na família Scolari, o fantástico Jô no Everton e Arshavin no Arsenal.
Foram essas as contratações de última hora que acabaram um pouco com o marasmo da janela de transferências de Inverno.

Beckham: ainda não entendo como um cara pode ter sobrevivido tanto tempo só com bolas paradas, mas até que bretão vêm jogando bem!

Quaresma: largou o banco da Inter (onde nada fez), para jogar ao lado de Bosingwa e Deco, e deve suprir a ausência de Joe Cole, machucado.

Arshavin: finalmente o Arsenal volta a contratar alguém com mais de 18 anos... O russo deve ser titular ao lado de Nasri, ou ainda reserva de Van Persie.

Robbie Keane: volta para o Tottenham (de onde nunca deveria ter saído) após 6 meses de férias em Liverpool.

Given: bom goleiro que o City tirou do Newscatle. Não é nada fantástico, mas em terra de cego...

JÔ: O Everton torna-se favorito ao título do campeonato inglês e da Copa da Uefa com a contratação do fabuloso atacante Jô, que fará dupla de ataque com o incrível Saha... haja dinheiro pra se desperdiçar em meio a uma crise...

Melhor ainda o Real, que foi dormir sonhando com Cristiano Ronaldo e Kaká, e acordaram com os medíocres Lassana Diarra (reserva no Chelsea e no Arsenal) e Faubert (reserva no West Ham).

O Barça agradece...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cleiton Xavier, coadjuvante com estrela!


O grande destaque do início temporada do Palmeiras já tem nome: KEIRRISON!!

Não se fala mais em outro jogador, até mesmo Ronaldo parece ter ficado em segundo plano.

Não sem motivo, pois o garoto tem futebol e vem demonstrando, inclusive já poste sobre ele aqui ainda ano passado.

Mas se Keirrison é o camisa 9 responsável pelos gols, a 10 de Ademir da Guia tem outro dono: Cleiton Xavier! E como tá jogando bola! Arma, chega para concluir, tem preparo físico e sabe marcar (para quem lembra ele começou discretamente como volante no Inter).

Se falam em Douglas, Lúcio Flávio e Hernanes como os grandes armadores do Paulistão, acho que já podem colocar o Cleiton nesta lista.

Confesso que até estranhei não ter ouvido falar em outras propostas para o jogador no fim de ano, visto que ele marcou 13 gols no brasileirão do ano passado!

E quanto ao Palmeiras, se vai dar certo, eu não sei, mas tem tudo para ser um time que jogue com muita velocidade e apresente um futebol agradável...




Só para levantar polêmica: Embora Valdívia fosse mais talentoso, acho o Cleiton mais produtivo para o time, tem raça, liderança, não discute com a arbritagem e tem fama de cai-cai.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Robinho: Eu acredito nele!


Olha, não boto a mão no fogo por mim, mas nessa polêmica do futebol inglês (eles amam uma boa polêmica...) eu sou mais Robinho.

Não que o atacante seja um exemplo de bom moço como Kaká, muito pelo contrário, basta lembrar como forçou a barra e agiu de forma duvidosa para sair do Santos e do Real.

Mas está longe de torná-lo um canalha, ou um cafajeste de marca maior. Robinho sempre foi considerado por seus companheiros um boa-praça, cara de sorriso fácil e bom de papo, como fica bem claro em suas entrevistas.

Quando morou em Madri, embora tenha sido visto nas noitadas por diversas, jamais ouviu-se rumores de mulheres, orgias ou outras atitudes típicas de gente famosa. Até porque se estou bem informado, o craque está com a mesma mulher desde que era desconhecido no Santos, inclusive já tem filhos.

Sei lá, pode ser, pode não ser, mas até que se prove o contrário, acredito na inocência de Robinho, mesmo porque a cada semana uma celebridade é acusada de estupro...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Há Solução para a seleção??


Ontem o Dunga anunciou os 22 jogadores selecionados para o amistoso da Itália... lamentável!

Doni, Maicon, Luisão, Tiago Silva (Milan - Não pelo futebol, mas por estar completamente fora de ritmo já que nem jogará por enquanto), Adriano (Sevilla), Adriano (Boteco), Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg, um time do tamanho da Ponte Preta e ainda por cima o cara nem consegue ser titular absoluto) e a "grande novidade" Felipe Melo.

Depois vem aqueles rankings internacionais e colocam o Dunga em 8º! O 9º deve ter sido o Mauro Ovelha, empatado com o Gonzaga Milioli...


Bom, não esperava nada melhor que isso de alguém que disse que prefere o Afonso Alves ao Amauri!


Verdade é que Dunga não deu certo na seleção, pois para nós acostumados com Pelé, Falcão e Romário, não basta só ganhar, tem que jogar bem de verdade! Na Copa América o Brasil só jogou 2 jogos, a semifinal e a final, as demais partidas só valeram pelo resultado!


E tem mais, me lembro muito bem que em 2002 o Djalminha era um dos favoritos para ir a Copa, bateu no técnico do clube dias antes e acabou ficando de fora. Perfeito! O Adriano, bebe, falta a treinos, briga em campo, não faz gols e é "punido" com uma convocação para a maior seleção de todos os tempos!





Felipe Mello... ainda não acredito...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estaaá valendo!


Demorou, mas a bola já está rolando em todos os estaduais!


Vamos começar dessa vez pelo Rio de Janeiro:


NO GERAL: A volta do simpático Bangu (que perdeu), times inexpressivos e arbitragens pavorosas (Não é mesmo Flamengo e Botafogo??). Apesar disso, considero que houve um grande avanço com a volta das partidas dos grandes no interior e o fim da era Eurico no Vasco, último representante de uma classe obscura de dirigentes (Montenegro, Kléber Leite, Dualib, Mustafá Contursi etc).


Flamengo: Valeram os 3 pontos, ainda se formos considerar o "impedimento" e a grande atuação do goleiro-vovô Adriano do Friburguense. Aílton parece ser um bom jogador e Zé Roberto pode ficar com a vaga de Paraíba, que foi mal e existem rumores que pode deixar o "Framengo". Nas primeiras rodadas oque vale são os pontos e ajeitar o time. Está muito a frente dos adversários.


Vasco: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima (Nilton), Jéferson e Alex Teixeira (Faioli); Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão (Carlos Antônio). Foi esse o time derrotado pelo Americano em São Januário. Com esses jogadores nem precisa usar a desculpa de início de temporada...


Fluminense: Apesar de o time ser inferior ao do ano passado, poderia ter ganho da Cabofriense se não fossem as péssimas finalizações. Sentiu o ritmo do jogo e acabou sem pernas. As expectativas são boas embora existam posições carentes e Jaílton seja titular...


Botafogo: Jogo com arbitragem confusa e indecisa, onde também valeram mais os pontos conquistados do que o futebol apresentado. Maicossuel (o 10 do time) foi bem e fez os dois gols, porém a mim e muitos botafoguenses ele ainda inspira desconfiança...veremos! Reinaldo (ex Fla e São Paulo) não jogou e o ataque foi formado pelos fracos Diego e Vitor Simões.


Agora em São Paulo:


NO GERAL: Até o momento apenas pontos positivos, os grandes estão fortes, e há times pequenos que podem surpreender como o Barueri (que tem um bom time), Ponte Preta e Guarani (o bugre ressurge das cinzas).


Corinthians: desfalcado, fez uma partida boa defensivamente e razoável ofensivamente contra o Bragantino. Os laterais não capricharam nos cruzamentos (e foram muitos!) e faltou jogadas individuais. Lulinha, Wellington Saci e Souza foram bem.


São Paulo: o Coração Valente estreou da melhor forma possível, dando a vitória para o São Paulo sobre a Lusa. O time não sentiu falta de entrosamento e o desfalque de Rogério no próximo jogo não deve afetar muito o time.


Palmeiras: Surpreendeu positivamente. A presença de Keirrison elevou em alguns patamares o status do time. Willians, Marquinhos (que ainda não jogou) e Cleiton Xavier também são ótimos coadjuvantes. A zaga é fraca é falta um companheiro para Keirrison.


Santos: Uma vitória para dar moral ao time praiano, de virada em cima do Norusca e fora de casa. Rodrigo Souto e Kléber Pereira (sempre ele!) marcaram. Tem boas opções no banco para o ataque (Bolaños que ainda não chegou, Molina e Maikon Leite que está terminando sua recuperação). Assim como o Palmeiras o ponto fraco é o miolo de zaga.


Nos outros campeonatos, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Atlético Paranaense, Vitória e Bahia ganharam. Atlético Mineiro e Coritiba empataram.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

100 milhões por Kaká??


Tá em todos os sites esportivos e noticiários.


O tal do xeque, dono do Manchester City, ofereceu 100 milhões de Euros pelo Kaká, e o Milan teria balançado com a proposta. Até parece uma notícia comum se não parar pra pensar na quantia. Em plena crise mundial!!


100 milhões de Euros??? 336 milhões de reais?? Dá pra comprar uns 15 mil carros populares... 15 mil!!!

Ou pra quem preferir uns 330 apartamentos grandes, no Leblon, bairro chique do Rio!

Agora eu pergunto: Precisa? Faz sentido? Ou é só um garoto mimado brincando de manager de futebol querendo provar que com dinheiro tupo pode?


Não gosto disso, assim como não gosto de Roman Abramovic e os outros tios Patinhas do Futebol! Aliás, deveria ser proíbido clube de futebol ter dono, os caras inflacionam o mercado e pensam que podem comprar tradição e torcida assim na marra...em um ou dois anos com 3 ou 4 títulos, simplesmente ignorando os 50, 100 anos que os clubes de verdade levaram para construir uma uma imagem sólida.

Depois de um certo tempo, o cara cansa de esbanjar tanto dinheiro (não foi assim que ficou rico) e começar a delapidar o elenco, como está fazendo o russo do Chelsea.

Sem falar que tudo isso me cheira a lavagem de dinheiro.

Oque o Chelsea acrescentou ao futebol, se não inflação no mercado? Que título internacional venceu? Que grande jogador revelou? Nenhum!


Pior ainda o City, time sem graça, pequeno e sem títulos! Não merece o Robinho que tem! Um ano morrendo da fome, e no outro contratando a seleção da FIFA. Devem se sentir muito orgulhosos os dirigentes do clube, que nada fizeram pra merecer tal grana, além de entregar o clube nas mãos de um estrangeiro que entende tanto de futebol quanto eu de beisebol!


Mas os deuses da bola e a crise de mundial há de acabar com esses usurpadores do futebol! Malas sem alça!


E viva os clubes que respeitam suas raízes e primam pela competência ao invés de esbanjarem rios de dinheiros! Dá-le Barça, Atlético de Bilbao e Aston Villa (Que até Liga dos Campeões tem!)


E o tal do Milk-shake do City que vá gastar sua fortuna acabando com a fome na África!Metido!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E no resto do Brasil...


Começando por Minas...


Atlético Mineiro: Juninho, Carlos Alberto, Marcos, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Renan, Junior e Renan Oliveira; Marques e Diego Tardelli.

banco: Edson, Sheslon, Welton, Serginho, Tchô, Lopes e Éder Luis.


O time titular é bem razoável, o goleiro é confiável, o miolo de zaga seguro, e o meio tem jogadores interessantes, embora Junior não vá poder participar de todas as partidas 90 minutos. O ataque é fraco, assim como as laterais, principalmente Feltri. O banco também deixa a desejar, mas o Galo deve chegar a final do Mineiro, embora não como favorito.

Muito pouco para uma torcida que quer esquecer o centenário frustante de 2008, quando perdeu inclusive os 4 clássicos para o Cruzeiro, com direito a um 5x0 na final do estadual.


Cruzeiro: Fábio, Jancarlos, Espinoza, T. Heleno e Sorín; Fabricio, M. Paraná, Ramires e Wagner; Guilherme e W. Paulista.

banco: Andrey, Fernandinho, Léo Fortunato, Henrique, Elicarlos, Gérson Magrão, Soares e Rômulo.


O Cruzeiro sai na frente do Galo, por mantido seu trio destaque em 2008, e ter achado um parceiro a altura para Guilherme, algo que fez muita falta ano passado. De negativo a zaga que não é confiável e os laterais que já fizeram boas temporadas mas não foram bem na última temporada. A raposa é favorita ao título, embora estar na Libertadores possa atrapalhar seu desempenho.



Agora para o Rio Grande!



Grêmio: Victor, Thiego, Réver e Léo; Souza, Diogo, W. Magrão, Tcheco e Jadilson; Perea e Alex Mineiro.

banco: Marcelo Grohe, F. Santos, Ruy, F. Ferreira, Makélélé, Douglas Costa, R. Morales e Reinaldo.


Bom time, mas ficaria melhor no 4-4-2, com Thiego dando lugar para o jovem e bom meia Douglas Costa, mas dificilmente Roth sairá do 3-5-2. Rafael Carioca fará falta. Precisa um segundo atacante titular para fazer compania para Alex Mineiro. Apesar do time ser menos habilidoso que o do Inter, entra com iguais chances de títulos.


Internacional: Lauro, Bolívar, Índio, Alvaro e M. Cordeiro; Magrão, Guiñazu, Andrezinho, D'Alessandro e Alex; Nilmar

banco: Clemer, Marcão, G. Nery, Sorondo, Sandro, Rosinei, Giuliano e Leandrão.


Excelente time e bom elenco, provavelmente o mais talentoso do Brasil. Só falta um lateral direito e um companheiro para Nilmar. Giuliano é talentoso e na minha opnião deveria ser titular na vaga que irá abrir com a saída de Edinho, porém Andrezinho deve começar. Talvez o Colorado leve pequena vantagem por não disputar a Libertadores, mas meu palpite é que este ano o título irá para o Olímpico. Mas é apenas um palpite.


Meus outros palpites (estes sim baseados nos campeonatos que os times irão disputar e nos times) são: Corinthians, Flamengo e Cruzeiro. E acho até que Avaí sai da fila do estadual. É esperar pra ver!


E para você, quem são os favoritos?


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Janeiro no Rio


Hoje, continuando minha análise superficial de como começam as principais equipes, vamos as equipes cariocas, que a exceção do Flamengo perderam jogadores importantes para os times de São Paulo, numa prova definitiva de quem está dando as cartas no momento atual do futebol brasuca.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Angelim, F. Luciano e Juan; Toró, Kléberson, Ibson e Zé Roberto; M. Paraíba e Obina.
banco: Diego, Egídio, Fabricio, Jonatas, Willians, Fierro, Josiel e P. Sérgio.

Bom time, mas o elenco é fraco, a chegada de Zé Roberto (que deve demorar a ter condições de jogo) acrescenta muita qualidade ao time se o jogador veio para jogar ao invés de criar polêmicas como no Botafogo; Entre os titulares só falta um centroavante mais goleador, e no banco as opções são muito fracas. Mas o carioca é uma competição curta e o time já vem entrosado de 2008, por isso considero favorito.

Fluminense: F. Henrique, E. Ratinho, L. Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Conca e Tartá; Éverton e Leandro Amaral.
banco: Ricardo Berna, Mariano, Xandão, Mauricio, Jailton, W. Monteiro, L. Domingues e Roger.

Time mediano, sem boas opções no banco, apostando em jogadores que não renderam em outros times como Leandro Bonfim, Roger e o fraquissimo Jaílton. Pode disputar o título por falta de concorrência.

Botafogo: Castillo, Alessandro, Juninho, Teco e Eduardo; Batista, L. Guerreiro, Túlio Souza e Maicossuel; Weldon e Reinaldo.
banco: Renan, Thiaguinho, Emerson, Fahel, Jean Carioca, Victor Simões e Zárate.

Muito fraco. Juninho e Reinaldo, os melhores jogadores são apenas razoáveis, o goleiro é baixo, e Maicossuel "não" joga a 3 anos. Após 2 ou 3 anos de recuperação o Glorioso parece ter perdido o rumo novamente. Deve sofrer para conseguir uma das vagas.

Vasco: Tiago, Fagner, Gian, Fernando e Fernandinho; Nilton, Amaral, Léo Lima e C. Alberto; Alan Kardec e Alex Teixeira
banco: Rafael, P. Sergio, Titi, Pedro Vera, Leandro Bonfim, Philippe Coutinho (revelação já vendida a Inter de Milão, ficará no Vasco até 18 anos - tem 16) e Pinilla.

Péssimo. Tiago fez um horrivel brasileirão em 2008, Fagner, embora revelação, não joga faz tempo, Léo Lima e Carlos Alberto embora tenham futebol são apostas. Resta confiar no bom garoto Alex Teixeira. Com esse time o Vasco não deve conseguir a classificação, e se a série B começasse hoje, não entraria como favorito.

E depois quando as emissoras pagam "x" para os Paulistas e "x" dividido por 3 para os cariocas, não entendem porque...

Muitos desses jogadores que ficarão no banco dos clubes grandes poderiam ser emprestados aos clubes pequenos nos estaduais, fortalecendo-os, desafogando a folha salarial e dando ritmo de jogo a esses jogadores que somente irão compor os elencos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Após as férias...







Nada como aproveitar as férias pra viajar, ainda assim não me desliguei completamente do futebol e aproveitei minha passagem por Campinas para conhecer os estádios de Guarani e Ponte Preta (curiosamente a 500m um do outro).






Bom, vou começar fazendo uma ánalise superficial dos clubes paulistas, suas prováveis escalações e principais reservas:






Corinthians: Felipe: Alessandro, William, Chicão e André Santos; Fabinho, Elias, Douglas e Morais; Dentinho e Ronaldo.



Banco: Julio Cesar, Jean, Escudero, Cristian, Túlio, Lulinha, Souza, Acosta e Jorge Henrique.






Acho um bom time, defesa consistente, meio de campo forte e ataque com boas opções; Poderia ter um lateral direito mais qualificado, embora Alessandro não seja ruim, e falta um armador reserva.






Souza deve quebrar o galho quando Ronaldo não tiver condições e Acosta ainda não mostrou seu futebol pelo alvinegro.






São Paulo: R. Ceni, Miranda, André Dias e Renato Silva; Wagner Diniz, Arouca, Hernanes, Hugo e J. Wager; Dagoberto e Borges;



Banco: Bosco, Anderson, Zé Luis, Jr Cesar, Jean, Richarlyson E. Costa, Washington e André Lima.






Certamente o elenco mais forte entre os grandes, pode variar 5 ou 6 jogadores por partida e manter um bom nível. O time é mais qualificado e completo que ano passado. Só não considero favorito pois deve priorizar a Libertadores.






Acredito que ainda caberia um meia armador titular nesse time (o tricolor tentou Conca) e um 2º atacante reserva, mas o time é bem acima da média.






Palmeiras: Marcos, Wendel, Gustavo, Mauricio e Armero; Pierre, Sandro Silva, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny e Marquinhos.



Banco: Deola, David, Jéci, Fabinho Capixaba, Jumar, Evandro e Williams.






O mais desorganizado entre os grandes; Abriu mão de jogadores que foram bem em 2008 como Leandro e Alex Mineiro, e apesar da parceria com a Traffic fez contratações modestas; Se quer conta com centroavantes no elenco e o fraquissimo Lenny (que não faz gols) deve começar como titular.



Se não acordar, corre sério risco de sequer passar as semifinais.






Santos: Fábio Costa, Luizinho, Adailton, Fabiano Eller e Kléber; Germano, Rodrigo Souto, Molina e Lúcio Flávio; Roni e K. Pereira.



Banco: Douglas, Triguinho, Domingos, Germano, Madson, Bolanõs, Maikon Leite e Tiago Luís.






Após um 2008 patético, quando ficou em 7º no Paulistão, caiu nas oitavas na Libertadores e sofreu no Brasileirão, o Santos dá indícios de recuperação, trazendo bons reforços e mantendo os poucos destaques. Kléber pode perder posição para o bom Triguinho e Roni parece um bom nome para jogar ao lado de Kléber Pereira. Tem ainda Neymar, que pode ser lançado das categorias de base. Acredito numa boa campanha do Peixe.






Acho que Corinthians, Santos e São Paulo estarão entre os quatro semifinalistas, enquanto o Palmeiras terá que suar a camisa para conseguir conciliar a Libertadores e o Paulistão com o time enxuto que montou.






Mas como já dizia Jardel, a teoria na prática é outra...huahuahaha